Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023

Foco nos materiais

Pensando nos vastos portfólios de materiais e revestimentos presentes no mercado, profissionais do escritório Dantas & Passos Arquitetura alertam sobre os critérios das escolhas. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Divulgação.

Atuando com arquitetura e interiores desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos sempre valorizaram os projetos para que os clientes pudessem aproveitar os espaços. Para isso, as profissionais ressaltam a importância de escolhas adequadas de revestimentos e materiais de construção, seja para uma construção do absoluto zero ou uma reforma. Segundo as arquitetas, considerações sobre os materiais não podem ser postergadas, visto que alterações no meio do projeto levam a mudanças no cronograma, orçamento e mão de obra. A melhor opção é observar os benefícios a longo prazo do uso de alguns materiais.

O visual dos espaços podem ser formulados de forma criativa, sem abrir mão de critérios funcionais, como durabilidade, resistência a intempéries e necessidade de manutenção. Foto: Maura Mello.

Com os vastos portfólios de revestimentos e materiais existentes no mercado atualmente, uma aparência pode ser combinada com vários fatores funcionais. “Geralmente motivadas por estilo e estética, o que garante repaginação ao espaço, as substituições levantam questões pertinentes a melhorias como o ciclo de vida, manutenção, durabilidade e compatibilidade com outros materiais já existentes”, informa Danielle Dantas.

Ao considerar o uso específico do espaço, foi possível projetar esse quarto com itens que favorecem um aspecto mais calmo e relaxante. As fitas led, distribuídas pelo espaço, oferecem boa iluminação, sem gerar calor, baixo consumo de energia e longevidade. Foto: Herman Charles Christi.

Para escolher o material ou revestimento, a dupla de especialistas recomenda prestar atenção em cinco aspectos: finalidade e função, manutenção e durabilidade, clima e intempéries, compatibilidade com outros materiais e sustentabilidade. Este último aspecto tem se tornado cada vez mais importante nas soluções ao decorrer dos últimos anos, de forma que a origem dos materiais, o desperdício zero e a reciclagem chamam atenção. “A reutilização de materiais, redução da produção de resíduos, o abandono da utilização de materiais tradicionais como concreto e aço, o consumo consciente e sem desperdício de matérias-primas e as novas formas de economizar energia são atitudes que corroboram para a diminuição dos impactos da construção civil no meio ambiente”, completa Paula Passos.

A consideração da incidência solar e ventilação deste espaço levou a escolha de grandes esquadrias, possibilitando o aproveitamento de luz e ventilação natural durante o dia todo. Foto: Maura Mello.

A escolha do vidro inteligente para esse projeto favoreceu a iluminação controlada e, consequentemente, a redução do consumo elétrico com luzes e equipamentos de resfriamento do ambiente. Foto: Maura Mello.

Entende-se que a escolha dos materiais é uma etapa fundamental para os projetos, com grande impacto na solução final. Para isso, as arquitetas recomendam contratar profissionais especializados para avaliar e selecionar técnicas específicas para cada caso.

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752