Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

Exposição Julio Katinsky Designer

Com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural e o legado do Design Moderno Brasileiro, a Galeria Teo realiza a Exposição Julio Katinsky Designer, com curadoria assinada por Ethel Leon, de 10 de novembro a 28 de janeiro de 2023.

A Galeria Teo propõe um espaço dedicado às preciosidades assinadas pelo mestre modernista e apresenta vários móveis projetados pelo arquiteto, ex-professor e Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Com expografia realizada pelo arquiteto e designer gráfico Claudio Novaes, serão apresentados móveis desenhados em 1959 e 1960 para a L’Atelier, empresa que marcou a transição de uma criação artesanal para uma produção industrial, além de itens mais recentes que serão lançados pela Fahrer Design.

A curadora Ethel Leon observa: “O trabalho de Julio Katinsky como professor e pesquisador vem sendo mais valorizado do que sua atuação como designer de móveis, esta exposição tenta dar relevo ao projeto desses produtos, entre os quais, uma cadeira especialmente projetada para a clausura do Convento das Carmelitas de São Paulo.”

Julio Roberto Katinsky (1932-) é arquiteto formado pela FAUUSP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo, autor de trabalhos importantes com colegas como Ruy Ohtake e Abrahão Sanovicz.

O mestre modernista assina vários projetos arquitetônicos, com destaques para o Teatro Municipal de Santos, centrais telefônicas, edificações para a companhia elétrica Light and Power, o conjunto habitacional dos operadores da Usina Hidrelétrica de Chavantes do Rio Paranapanema, além de residências, entre as quais a sua própria, publicada em diversas revistas.

Entre seus livros de arquitetura moderna brasileira, lançados aqui e no exterior, o mais recente é o “Reflexões sobre o Design Industrial”, organizado por Ethel Leon e editado pela Editora Olhares, em 2022.

Com caráter social e representativo, a Galeria Teo promoverá ativaçõe abertas ao público. Em novembro, será realizado um debate sobre os móveis e sua relação com a arquitetura, com as participações da professora arquiteta Helena Ayoub e do arquiteto marceneiro Isac Marcelino. Ao final de janeiro, acontecerá o segundo debate com Artur Rozestraten e Paulo Fonseca de Campos, arquitetos e urbanistas professores da FAUUSP.

Sobre a Curadora

Ethel Leon é doutora pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo e professora de História do Design. Foi editora da revista eletrônica de design Agitprop (2008-2015). É autora, entre outros, dos livros Memórias do Design Brasileiro, (SENAC SP, 2009); IAC, primeira escola de design do Brasil (Blucher, 2014), Canasvieiras, um laboratório para o design brasileiro (UDESC/FAPESC, 2015), organizadora e coautora do livro Michel Arnoult, design e utopia (Sesc, contemplado com o Projeto Rumos Itaú Cultural, 2016) e coautora do livro Marcenaria Baraúna (Olhares, 2017) e gute Form, Boa Forma (Act, 2022). Organizadora da antologia de Julio Katinsky Reflexões sobre o Desenho Industrial (Olhares, 2022). Sua tese de doutorado e os livros IAC, Michel Arnoult e Marcenaria Baraúna foram premiados no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Serviço


GALERIA TEO | EXPOSIÇÃO JULIO KATINSKY DESIGNER
CURADORIA ETHEL LEON
PERÍODO DA EXPOSIÇÃO | 10 DE NOVEMBRO A 28 DE JANEIRO DE 2023
Entrada gratuita
Galeria Teo | Rua João Moura 1298, São Paulo SP 05412-003 Brasil
+55 11 3063-1939
Segunda à sexta das 09h às 18h – sábado das 10h às 14h

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752