Localizado no coração de Montreal, o BlackSwan Studio recebe interiores minimalistas para oferecer uma experiência excepcional aos entusiastas de tatuagem. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Maxime Brouillet.
O Espace 313 é um coletivo de jovens designers atuantes no design de interiores comerciais no Canadá. Movidos pela convicção de que cada marca é única, os membros constroem espaços impactantes, únicos e altamente funcionais. Em função do aumento do desejo de autoafirmação na sociedade, o coletivo foi procurado pelo BlackSwan Studio, um estúdio de tatuagem de Montreal, com a ambição de reinventar a imagem tradicional desses espaços com uma linguagem mais suave e refinada.


Utilizando de uma estética minimalista, o estúdio se diferenciar da aparência por vezes intimidante normalmente associada a esses lugares. Fotos: Maxime Brouillet.
Dentro dos limites do bairro Mile-Ex, o estúdio teve seus interiores projetados para refletir o entorno de aparência discreta com elementos distintivos. Nesse sentido, o coletivo propôs uma abordagem focada na materialidade bruta e distinta, o que considerou várias técnicas para manter o projeto dentro das limitações orçamentárias. Uma estratégia utilizada foi a integração de marcenaria pré-fabricada. Além disso, o estúdio incorporou o contraste de elementos distintivos e escuros em um ambiente mais claro, assim como a tatuagem sobre a pele.

O balcão coberto de gesso, a escultura enigmática e o fundo coberto por um véu branco marcam a entrada do estúdio. Foto: Maxime Brouillet.
Impregnado de elegância, o novo espaço oferece uma experiência única e excepcional. Logo na entrada, o balcão da recepção coberto de gesso captura a atenção através de sua textura. Atrás dele está uma escultura metálica ondulada seguida de um delicado véu branco. Essas camadas servem como uma pequena amostra da experiência inusitada deste estúdio, que conta com piso de concreto, carpete, poltronas e uma variedade de espelhos que somam a composição eclética.



Contornando a entrada, um cubo arquitetônico preto foi desenvolvido para abrigar todas as funções utilitárias do estúdio, como armazenamento, guarda-roupa, cozinha e prateleiras de exposição. Fotos: Maxime Brouillet.
No centro do projeto foi incorporada uma área de lounge com aparência suave e acolhedora. Seus móveis têm formas curvas, sendo que alguns trazem vivacidade por meio da cor de ameixa. O espaço também é contemplado com vegetações pontuais e luz natural abundante, o que constrói um ambiente relaxante para a colaboração entre tatuadores e clientes.



Na sequência da recepção está a área de lounge, o lugar ideal para a colaboração entre artistas e clientes. Fotos: Maxime Brouillet.
