A instalação de baixo custo se adapta ao seu uso tornando-se um só com o teatro que a habita. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Stéphane Bourgeois e Dave Tremblay.
Nos últimos 7 anos, a cidade de Quebec sediou o teatro ambulante, “where you go when you sleep walk” (aonde você vai quando dorme), apresentado pelo Carrefour international de théâtre, que é uma viagem que leva os visitantes à descoberta de várias pinturas criadas por artistas de vários estilos.
Aproximadamente 70.000 pessoas foram ao Parc des Moulins em 2022 para descobrir, entre outras coisas, a pintura Déracinements da criadora Lorraine Côté e o arquiteto Étienne Bernier da empresa Agence Spatiale.



Instalada no local da estufa indo-australiana recentemente destruída, uma grande estrutura de malha de arame abriga grupos de indivíduos de todas as épocas, de comerciantes de peles a refugiados do clima, que são constantemente desenraizados. Iluminada, a estrutura inspirada na antiga estufa lembra os animais de um zoológico, que também foram arrancados de seus ambientes.





À medida que os atores se apresentam, os arcos da malha de arame assumem uma aparência vaporosa e fantasmagórica graças aos efeitos de iluminação. Às vezes quentes, às vezes frios, os tons luminosos acentuam a sensação de urgência ou serenidade sentida durante a performance, permitindo que a estrutura evolua no mesmo ritmo.




Este projeto de grande escala é incomum, pois é totalmente feito à mão e seus custos de construção são baixos devido ao uso de materiais modestos. Concebido para servir a obra apresentada, o conceito assume todo o seu significado quando iluminado, e ganha vida quando habitado. Esse conjunto colossal permitiu que os artistas, assim como os espectadores, mergulhassem em um mundo quase espectral.


Ficha técnica
Local: Parc des Moulins, 8191 Av. du Zoo, Quebec, QC G1G 6T8
Cliente: Carrefour International de Théâtre
Design: Étienne Bernier e Lorraine Côté
Design de adereços: Marianne Lebel
Figurino: Marilou Bois
Design de som: Stéphane Caron
Projeto de iluminação: Laurent Routhier
Assistência de cenografia: Estelle Bernier, Julie Chabot Bergeron, Henri-Louis Chalem, Marianne Charbonneau, Alex Clavet, Émilie Manon Cormier, Marie-Laurence Denis, Audrey Dugas, Jérome Duval, Gabriel Godin, Mathieu Gotti, Eulalie Lecoq, Todd Picard
Assistência de figurino: Aube Forest-Dion, Jo Leblanc, Héloïse Pilon
Assistência de iluminação: Elliot Gaudreau e Maude Groleau
Diretor de cena: Laurence Croteau-Langevin
Aparador: Marilou Bois
Intérpretes: Thomas Boudreault-Côté, Nicola Boulanger, Vincent Champoux, Lauriane Charbonneau, Laurent Fecteau-Nadeau, Gabriel Fournier, Margo Ganassa, Amélie Laprise, Silviu Vincent Legault, Angélique Patterson, Annabelle Pelletier-Legros, Guillaume Pepin, Maxime Perron, Maureen Roberge , Mathieu Turcotte
Fornecedores: Arame
Orçamento: 75 mil
Data de término do projeto: maio de 2022
Fotógrafo: Stéphane Bourgeois e Dave Tremblay