Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022

Estrutura de luz

A instalação de baixo custo se adapta ao seu uso tornando-se um só com o teatro que a habita. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Stéphane Bourgeois e Dave Tremblay.

Nos últimos 7 anos, a cidade de Quebec sediou o teatro ambulante, “where you go when you sleep walk” (aonde você vai quando dorme), apresentado pelo Carrefour international de théâtre, que é uma viagem que leva os visitantes à descoberta de várias pinturas criadas por artistas de vários estilos.

Aproximadamente 70.000 pessoas foram ao Parc des Moulins em 2022 para descobrir, entre outras coisas, a pintura Déracinements da criadora Lorraine Côté e o arquiteto Étienne Bernier da empresa Agence Spatiale.

Instalada no local da estufa indo-australiana recentemente destruída, uma grande estrutura de malha de arame abriga grupos de indivíduos de todas as épocas, de comerciantes de peles a refugiados do clima, que são constantemente desenraizados. Iluminada, a estrutura inspirada na antiga estufa lembra os animais de um zoológico, que também foram arrancados de seus ambientes.

À medida que os atores se apresentam, os arcos da malha de arame assumem uma aparência vaporosa e fantasmagórica graças aos efeitos de iluminação. Às vezes quentes, às vezes frios, os tons luminosos acentuam a sensação de urgência ou serenidade sentida durante a performance, permitindo que a estrutura evolua no mesmo ritmo.

Este projeto de grande escala é incomum, pois é totalmente feito à mão e seus custos de construção são baixos devido ao uso de materiais modestos. Concebido para servir a obra apresentada, o conceito assume todo o seu significado quando iluminado, e ganha vida quando habitado. Esse conjunto colossal permitiu que os artistas, assim como os espectadores, mergulhassem em um mundo quase espectral.

Ficha técnica

Local: Parc des Moulins, 8191 Av. du Zoo, Quebec, QC G1G 6T8

Cliente: Carrefour International de Théâtre

Design: Étienne Bernier e Lorraine Côté

Design de adereços: Marianne Lebel

Figurino: Marilou Bois

Design de som: Stéphane Caron

Projeto de iluminação: Laurent Routhier

Assistência de cenografia: Estelle Bernier, Julie Chabot Bergeron, Henri-Louis Chalem, Marianne Charbonneau, Alex Clavet, Émilie Manon Cormier, Marie-Laurence Denis, Audrey Dugas, Jérome Duval, Gabriel Godin, Mathieu Gotti, Eulalie Lecoq, Todd Picard

Assistência de figurino: Aube Forest-Dion, Jo Leblanc, Héloïse Pilon

Assistência de iluminação: Elliot Gaudreau e Maude Groleau

Diretor de cena: Laurence Croteau-Langevin

Aparador: Marilou Bois

Intérpretes: Thomas Boudreault-Côté, Nicola Boulanger, Vincent Champoux, Lauriane Charbonneau, Laurent Fecteau-Nadeau, Gabriel Fournier, Margo Ganassa, Amélie Laprise, Silviu Vincent Legault, Angélique Patterson, Annabelle Pelletier-Legros, Guillaume Pepin, Maxime Perron, Maureen Roberge , Mathieu Turcotte

Fornecedores: Arame

Orçamento: 75 mil

Data de término do projeto: maio de 2022

Fotógrafo: Stéphane Bourgeois e Dave Tremblay

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752