Sábado, 02 de Julho de 2022

Espaço Hausz

Com 104 m², a ambiente propõe um momento de respiro em contato com a natureza. Texto: divulgação | Fotos: Luana Caastro

Ter um momento para respirar, desfrutar do contato com a natureza e aguçar os sentidos é, cada vez mais, uma tendência. Pensando nisso, as profissionais Ana Cristina Emrich e Juliana Durando, à frente do escritório JADE Arquitetura e Design, buscaram trazer essa essência para seu ambiente de estreia na CASACOR Goiás 2022, que abriu as portas no dia 20 de maio, no Flamboyant Shopping, em Goiânia (GO).

Batizado de Espaço Hausz, o ambiente projetado pelo JADE Arquitetura e Design se apresenta como uma varanda gourmet de 104 m² que ressalta o tema da mostra – o Infinito Particular. “Nossa intenção foi transformar um espaço funcional como uma varanda em um refúgio, um santuário para as emoções. Para isso, criamos vários convites para que as pessoas adentrem seus infinitos particulares por meio de pequenos rituais”, destacam Ana Cristina e Juliana.

Tido como um refúgio de lazer, o espaço de convivência propõe a união do moderno e do rústico, conseguindo trazer o clima de fazenda para uma varanda urbana. Para isso, as profissionais do JADE Arquitetura e Design fizeram uma curadoria cuidadosa de materiais, que prioriza elementos naturais – como a madeira, o tijolinho aparente e o cimento queimado (Hausz Concept Goiânia), que fazem uma composição com elementos mais modernos, como as estruturas de metal e bancadas de porcelanato. Esse clima é visto desde a entrada, em que brises realizados com cobogós cerâmicos (Manufatti, fornecido pela Hausz Concept Goiânia) contrastam com portas automatizadas de vidro (Solid Systems), escolhidas para permitir a entrada de luz natural e integração com o exterior.

Amplo e arejado, o Espaço Hausz se divide em dois momentos – de um lado, uma área social é perfeita para boas conversas e, do outro, uma grande bancada com churrasqueira é um convite para os momentos gourmet. “Logo ao entrar, as pessoas são convidadas a lavar as mãos, um ritual que se tornou importante e que permanece como um sinônimo de cuidado”, destaca a dupla, que projetou uma bancada cimentícia com uma cuba rústica, que repousa sobre um piso de pedriscos com um caminho que leva ao lavabo. “Deixamos essa área florida para lembrar do momento de zelar por si”, explicam. Nessa área, destaque também para a parede de tijolinhos cimentícios (Manufatti) e para o vistoso jardim vertical (Vert Green) composto por espécies de fácil cuidado.

Próximo da entrada e banhado pela luz e ventilação natural permitida pelos brises, o cantinho de estar é acolhedor, delimitado por uma faixa de madeira no piso (Akafloor, fornecido pela Hausz Concept Goiânia). “Optamos por mobiliários soltos, que se distribuem de forma fluida. O sofá conta com uma manta de tricot, para se aconchegar, e as poltronas são ótimas para conversas descontraídas. A ampla mesa de jantar é um convite para boas conversas acompanhadas de um vinho”, explicam. Destaque para peças assinadas, como o sofá Single, de Simone Coste (Via Condotti), ou a mesa de jantar Pier, da Neobox, rodeada por cadeiras de Jader Almeida. “Com um formato orgânico, a mesa é rodeada pelas cadeiras Bossa, que trazem brasilidade ao usar a palhinha. Aproveitamos sua geometria para retratar o mesmo desenho no forro de gesso, instalado no centro do ambiente”, dizem Ana Cristina e Juliana.

Seguindo os pequenos rituais cotidianos, chega-se no momento do preparo da comida. “Entendemos que, desde o momento da escolha dos ingredientes até o momento de servir, cozinhar é a expressão do amor. Nesse ritual, o bem-estar envolve tanto quem serve, quanto quem come”, dizem as profissionais do JADE Arquitetura e Design. Por isso, a ilha central é toda rodeada por banquetas assinadas por Jader Almeida, que aproximam os convidados do chef, convidando-os a participar desse momento cheio de bons sentimentos que é elaborar receitas.

Com bom espaço para os preparos, a ilha é composta por lastras de porcelanato (Stato DellArte, fornecidas pela Hausz Concept Goiânia) fixadas sobre uma estrutura metálica preta (Ouro Inox), que por sua vez recebeu um cooktop elétrico (Elettromec, da Hausz Concept Goiânia). “Por ser elétrico, ele foi uma boa escolha para uma varanda aberta, evitando o desconforto que o vento poderia causar em uma chama. A solução ainda permite que a bancada seja facilmente movimentada, uma vez que só depende de um ponto elétrico que fica discretamente embutido na serralheria”, afirmam. A ilha faz uma triangulação com outras duas bancadas, que abrigam a pia e a churrasqueira a gás.

“Para aguçar os sentidos e trazer a natureza para perto, optamos por distribuir pelo ambiente espécies frutíferas e uma pequena horta”, destacam Ana Cristina e Juliana. Assim, próximo dos jardins verticais, diversos vasos de cerâmica e concreto contam com mini-árvores frutíferas (Cooper Mudas) como o cajuzinho, laranja, limão e mexerica. Destacando-se no ambiente, uma jabuticabeira fica próxima à ilha e cestos com frutas e ervas desidratadas contribuem ainda mais para essa imersão na natureza.

“Cada detalhe foi pensado para criar um ambiente de convivência que prioriza o bem-estar, funcionando como um refúgio. Ao estimular esses pequenos rituais, buscamos ajudar a cada um de nós a se manifestar e desvendar, todos os dias, um pouquinho de nosso infinito particular”, finalizam as profissionais.

Fornecedores

  • Hausz Concept Goiânia
  • Casa Mix
  • Cooper Mudas
  • Coral
  • Deca
  • Neobox
  • Offworks Automação
  • Ouro Inox
  • Solid Systems
  • Vert Green
  • Via Condott

Serviço

Para mais informações sobre o JADE Arquitetura e Design, acesse o perfil do instagram @jade.arquitetura.

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752