Sábado, 02 de Julho de 2022

Espaço brutalista multiuso

O brutalismo resurge nesse projeto de readequação de um café em Montreal. Texto:v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Éliott Légaré.

A MDT Mobilier, um conhecido estúdio de design e produção de móveis de aço de Montreal, orgulha-se de revelar seu conceito para o novo café-terraço Osmo X Marusan, anteriormente conhecido como Café Osmo. Os proprietários Hideyuki Imaizumi e David Schmidt queriam mudar a vocação do local e transformar o café em um espaço coletivo híbrido que serve como café, bar, boutique e espaço para eventos.

Inspirada no estilo brutalista do espaço e nos detalhes históricos, a equipe queria preservar seu caráter único, enquanto reproduzia o estilo para torná-lo ainda mais icônico. Com o conjunto de direções, o design de interiores e móveis foram feitos inteiramente sob encomenda. Longas mesas comunitárias de aço galvanizado ocupam o centro do espaço e criam o tom unificador desejado. Correndo ao longo das paredes angulares, um banco de tijolos ecoa a fundação exposta do edifício bicentenário adjacente. O resultado é um espaço versátil e sóbrio que se adapta às múltiplas dimensões da empresa.

Os materiais — aço galvanizado, tijolo e policarbonato — foram escolhidos por sua adequação em um processo de produção simplificado envolvendo pouca manipulação, a fim de respeitar tanto o orçamento limitado quanto o espírito minimalista inerente ao estilo modernista. Uma vez montados, estes três materiais não requerem qualquer camada de acabamento ou proteção, permitindo que eles sejam usados como está.

A qualidade reflexiva do aço galvanizado, usado para a maioria das superfícies, mesas, balcões de caixa e luminárias, dá vida ao longo do dia, e de uma estação para outra.

Com o tempo, este material bruto e responsivo mudará sob o ambiente circundante, e desenvolverá uma pátina para dar-lhe um olhar um pouco mais fosco.

As cadeiras, que foram projetadas sob medida para o espaço, são finalizadas em uma cobertura de pó vermelho de arenito para criar um link para os tijolos na fundação e no banco. A base existente do balcão de serviço, que foi retida para evitar o desperdício de material, é sobreposta com tiras led de policarbonato reguláveis. Para deixar o café no “semi-porão” com uma sensação de grandeza, o ambiente e os móveis foram projetados para manter o ponto focal baixo, deixando o grande teto de concreto, com suas três claraboias, desobstruídas.

O novo design do espaço comunitário enfatiza a singularidade da experiência Osmo X Marusan, tanto através dos móveis sob medida, quanto através do uso de materiais crus e adaptados, que combinam harmoniosamente com a arquitetura existente.

Ficha técnica

Ano de conclusão: 2021

Clientes: David Schmidt (Fleurs & CadeauxClub Pelicanobar Mal nécessaireDenise), Hideyuki Imaizumi (Fleurs & Cadeaux).

Tamanho interior / exterior: 149m² (1600 pi²) / 149m² (1600 pi²)

Design de Interiores: MDT Mobilier, Mathieu Domingue Trempe, Éliott Légaré

Móveis: MDT Mobilier

Construção: NAT Mobilier Urbain

Fotógrafo: Eliott Légaré

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752