O brutalismo resurge nesse projeto de readequação de um café em Montreal. Texto:v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Éliott Légaré.

A MDT Mobilier, um conhecido estúdio de design e produção de móveis de aço de Montreal, orgulha-se de revelar seu conceito para o novo café-terraço Osmo X Marusan, anteriormente conhecido como Café Osmo. Os proprietários Hideyuki Imaizumi e David Schmidt queriam mudar a vocação do local e transformar o café em um espaço coletivo híbrido que serve como café, bar, boutique e espaço para eventos.

Inspirada no estilo brutalista do espaço e nos detalhes históricos, a equipe queria preservar seu caráter único, enquanto reproduzia o estilo para torná-lo ainda mais icônico. Com o conjunto de direções, o design de interiores e móveis foram feitos inteiramente sob encomenda. Longas mesas comunitárias de aço galvanizado ocupam o centro do espaço e criam o tom unificador desejado. Correndo ao longo das paredes angulares, um banco de tijolos ecoa a fundação exposta do edifício bicentenário adjacente. O resultado é um espaço versátil e sóbrio que se adapta às múltiplas dimensões da empresa.

Os materiais — aço galvanizado, tijolo e policarbonato — foram escolhidos por sua adequação em um processo de produção simplificado envolvendo pouca manipulação, a fim de respeitar tanto o orçamento limitado quanto o espírito minimalista inerente ao estilo modernista. Uma vez montados, estes três materiais não requerem qualquer camada de acabamento ou proteção, permitindo que eles sejam usados como está.
A qualidade reflexiva do aço galvanizado, usado para a maioria das superfícies, mesas, balcões de caixa e luminárias, dá vida ao longo do dia, e de uma estação para outra.
Com o tempo, este material bruto e responsivo mudará sob o ambiente circundante, e desenvolverá uma pátina para dar-lhe um olhar um pouco mais fosco.




As cadeiras, que foram projetadas sob medida para o espaço, são finalizadas em uma cobertura de pó vermelho de arenito para criar um link para os tijolos na fundação e no banco. A base existente do balcão de serviço, que foi retida para evitar o desperdício de material, é sobreposta com tiras led de policarbonato reguláveis. Para deixar o café no “semi-porão” com uma sensação de grandeza, o ambiente e os móveis foram projetados para manter o ponto focal baixo, deixando o grande teto de concreto, com suas três claraboias, desobstruídas.
O novo design do espaço comunitário enfatiza a singularidade da experiência Osmo X Marusan, tanto através dos móveis sob medida, quanto através do uso de materiais crus e adaptados, que combinam harmoniosamente com a arquitetura existente.



Ficha técnica
Ano de conclusão: 2021
Clientes: David Schmidt (Fleurs & Cadeaux, Club Pelicano, bar Mal nécessaire, Denise), Hideyuki Imaizumi (Fleurs & Cadeaux).
Tamanho interior / exterior: 149m² (1600 pi²) / 149m² (1600 pi²)
Design de Interiores: MDT Mobilier, Mathieu Domingue Trempe, Éliott Légaré
Móveis: MDT Mobilier
Construção: NAT Mobilier Urbain
Fotógrafo: Eliott Légaré