Escola da Cidade realiza segunda edição do Programa Portas Abertas

0
57

Aula para construção de Modelos de Estruturas, ministrada pelos profs. Roberto Alfredo Pompéia e Maria Rosa Almeida acontece no dia 17/09.

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove no dia 17 de setembro, das 18h às 20h, o segundo encontro do Programa Portas Abertas de 2019. Quem inaugura a atividade é o arquiteto e presidente da Associação Escola da Cidade, Alvaro Puntoni e, na sequência, os arquitetos e professores Roberto Alfredo Pompéia e Maria Rosa Almeida conduzem a aula interativa “Princípios da Estrutura Arquitetônica”, em que promoverão a construção de modelos de estruturas, a partir de materiais do nosso dia a dia, para entender as construções arquitetônicas.

O programa Portas Abertas contempla uma série de atividades destinadas aos vestibulandos interessados em ingressar em um curso de Arquitetura e Urbanismo. Realizado desde 2017, tem o objetivo de propiciar aos estudantes a oportunidade de vivenciar a Faculdade, experimentando a sua estrutura e interagindo com professores e alunos.

O acesso é gratuito e as inscrições devem ser realizadas na Aba Portas Abertas, no site do Processo Seletivo (www.ec.edu.br). A participação no dia do evento isenta o vestibulando da taxa inscrição no Processo Seletivo.

Alvaro Puntoni é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (1987), com mestrado (1999) e doutorado (2005) pela mesma Instituição. Presidente da Associação Escola da Cidade, professor de Projeto desde 1990, atualmente leciona na FAUUSP (desde 2002) e na Escola da Cidade (desde 2002) da qual é sócio fundador e, juntamente com o arquiteto Fernando Viégas, coordenador do curso de pós-graduação ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’. Desde 2004 participa do GRUPO SP.

Roberto Alfredo Pompéia é arquiteto formado pela Universidade Braz Cubas (1980), com Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor na Escola da Cidade e Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Coordenador do curso de pós-graduação da Escola da Cidade, Conceber e Construir – Estruturas Leves e Pré-fabricação, e professor da especialização sobre estrutura complexas, no curso de Arquitetura em Madeira, na FAAP. É sócio da SAGARANA Projetos de Arquitetura e Educação S/C Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em sistemas estruturais e na formação de estudantes. Desenvolve pesquisas, ministra cursos e palestras na área de Geometria das Estruturas espaciais e orgânicas.

Maria Rosa Almeida é arquiteta e urbanista, formada pela FAUUSP (1998). Professora assistente do curso de Tecnologia do primeiro ano da Escola da Cidade. Trabalha com coordenação de projetos de arquitetura e também é aluna da pós-graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’, na Escola da Cidade.

Até o final do ano acontecem mais dois encontros do Portas Abertas em 22/10 e 26/11. Acompanhe a programação em nosso site (www.ec.edu.br).

Processo Seletivo 2020

O Processo Seletivo da Escola da Cidade se distingue dos demais por oferecer aos candidatos um curso introdutório de Arquitetura e Urbanismo, combinando quatro aulas, três exercícios guiados e uma entrevista. Trata-se também de uma oportunidade única de vivenciar as instalações da Instituição e a própria cidade, já que o curso acontece na sede da Escola, mas envolve visitas a outros lugares de São Paulo. Esta combinação tem por objetivo mostrar aos pleiteantes alguns meandros da profissão, algumas dimensões da vida urbana e, por meio da escrita e do desenho, avaliar o potencial dos futuros estudantes, seus conhecimentos gerais, habilidades específicas, capacidades de análise, síntese e construção de raciocínio.

As inscrições acontecem até dia 09 de dezembro e as provas nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, pelo site www.ec.edu.br.

Serviço

Portas Abertas – Escola da Cidade – 2º encontro

Aula ‘Princípios da Estrutura Arquitetônica’

Gratuito | Vagas Limitadas – Direcionado a vestibulandos. A participação no dia do evento isenta o vestibulando da taxa inscrição no Processo Seletivo.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments