Uma visita ao Elysium Spa como uma espécie de caminho experiencial de purificação e desaceleração. Texto: Divulgação | Fotos: Matej Hakár
A palavra elísio na mitologia grega significava a ilha dos bem-aventurados – um lugar na extremidade ocidental da terra onde os deuses podem transferir seus favoritos vivos, heróis imortais que vivem lá na primavera constante e sem preocupações.


Ao projetar o spa no meio do centro histórico de Bratislava, saímos da necessidade de nos libertarmos do ciclo diário e nos acalmarmos. Este espaço é um esconderijo meditativo do mundo exterior. Construímos o conceito de spa urbano a partir das percepções do espaço como templo para o corpo. A referência são os banhos públicos históricos Grössling, que estão localizados nas proximidades e proporcionaram aos visitantes os procedimentos de purificação do corpo e da alma.

Através de uma entrada escondida da Rua Grösslingova, mergulhamos no porão de um edifício histórico através da escadaria de pedra original. Nas antigas adegas, preservámos o tecto abobadado de tijolo original. Construímos o conceito em objetos embutidos e uma combinação de terrazzo, tijolo, cobalto e revestimento preto ou materiais de madeira. Esses objetos definem o interespaço que serpenteia livremente ao redor de todo o spa. No segundo plano, trabalhamos com luz. Com natural, que entra pelas aberturas das janelas existentes ou clarabóia e é dinâmico durante o dia. A experiência é única em cada época e época. Ou com o artificial, que se baseia na substância funcional, mas também sublinha a atmosfera íntima geral do espaço.


Uma visita ao Elysium Spa deve ser uma espécie de caminho experiencial de purificação e desaceleração – portanto, uma obra de arte – a Trajetória do Movimento de Stanislav Ondruš funciona como referência a ela. que se baseia na substância funcional, mas também sublinha a atmosfera íntima geral do espaço. Uma visita ao Elysium Spa deve ser uma espécie de caminho experiencial de purificação e desaceleração – portanto, uma obra de arte – a Trajetória do Movimento de Stanislav Ondruš funciona como referência a ela. que se baseia na substância funcional, mas também sublinha a atmosfera íntima geral do espaço. Uma visita ao Elysium Spa deve ser uma espécie de caminho experiencial de purificação e desaceleração – portanto, uma obra de arte – a Trajetória do Movimento de Stanislav Ondruš funciona como referência a ela.


O benefício do espaço é também um terraço ao ar livre no pátio, onde está situada uma sauna móvel com espreguiçadeiras. A combinação desconhecida cria assim uma nova relação com a cidade e o bairro. Novas vistas e novas experiências.


Folha Técnica
Estúdio: arquitetos GRAU
Autores: Andrej Olah, Filip Marčák, Matej Kurajda
Internet: www.grau.sk
Mídia Social: www.instagram.com/grauarchitects www.facebook.com/grauarchitects
Cliente: Tecnologia Elísio
Localização: Grösslingová 56, 811 09 Bratislava
País: Eslováquia
Ano de Conclusão: 2021
Área Bruta: 176 m2
Fotógrafo: Matej Hakár, www.matejhakar.com
Colaborador: Processamento de obras de arte no espaço [gráficos azuis nas paredes]: Stanislav Ondruš