Editora Escola da Cidade lança livro sobre Vilanova Artigas

0
22

Obra é resultado de uma pesquisa inédita do italiano Daniele Pisani.

A Editora Escola da Cidade lança no próximo dia 6 de novembro, às 18h30, o livro “A cidade é uma casa. A casa é uma cidade” Vilanova Artigas na história de um topos, resultado de uma pesquisa inédita do italiano Daniele Pisani, que investiga o pensamento deste que é um dos maiores arquitetos modernos brasileiros. O lançamento acontece em um debate com o autor e os professores José Paulo Gouvêa, Alexandre Benoit e José Guilherme Pereira Leite, na Escola da Cidade.

Artigas se valia de expressões arrebatadoras que, como ‘A cidade é uma casa. A casa é uma cidade’, ajudaram a moldar a imagem que fazemos dele. O que poucos se perguntam é a origem de tais sentenças. Questão nada fácil de ser respondida pois, como um arquiteto de prancheta antes de um historiador, esquivou-se de explicitar fontes, manejando as palavras com o intuito de provocar em seus interlocutores o mesmo incômodo e admiração que a brutalidade de seus espaços. Neste livro, Pisani persegue os rastros dessa expressão, que une casa e cidade, demonstrando a complexa trama aí oculta e que, graças à Artigas, é possível ser considerada familiar, mas que atormenta a razão ocidental desde a antiguidade clássica.

Sobre o autor

Daniele Pisani é doutor pela na Universidade IUAV de Veneza (2006) e professor de História e Teoria da Arquitetura no Politecnico di Milano. Lecionou na FAU-USP e foi professor da FAU Mackenzie. Dentre os livros publicados estão: Paulo Mendes da Rocha: obra completa (Electa, Milão; Gustavo Gili, Barcelona e Rizzoli, Nova York; 2013-2014) e O Trianon do MAM ao MASP: Arquitetura e política em São Paulo (1946-1968) , Editora 34, São Paulo, 2019.

Serviço

  • Data: 6/11/19 (quarta-feira)
  • Horário: 18h30
  • Local: Escola da Cidade 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.