Sábado, 10 de Dezembro de 2022

Edifício Tropical

Projetado pela franco-brasileira Triptyque Architecture, com design arquitetônico e direção de arte dos espaços assinados por Philippe Starck, o Villa M pretende criar um novo pacto entre cidades, natureza e saúde. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Michael Denancé.

Localizado no Boulevard Pasteur, no bairro parisiense de Montparnasse, seu programa, imaginado por Thierry Lorente e Amanda Lehmann do Groupe Pasteur Mutualité, é um edifício de uso misto, incluindo um Hotel by Paris Society, um coworking e um centro dinâmico focado em saúde.

Sua arquitetura se destaca com seu edifício vivo, cuja geometria é formada por vigas de estrutura metálica, concebidas para abrigar plantas medicinais de ervas, árvores frutíferas e espécies perenes de médio a grande porte.

Projetado como um exoesqueleto, o edifício tem um visual minimalista e leve, composto por peças pré-fabricadas como em um jogo de construção.

O Villa M destina-se à arquitetura para trazer a natureza de volta à cidade, com o objetivo principal de proporcionar aos cidadãos uma nova experiência urbana com o advento de uma “cidade-natureza”. Por tal reintegração da natureza à cidade por meio da arquitetura, o edifício-moradia contribui com a sustentabilidade, uma vez que colabora com o conforto térmico e, portanto, com a eficiência energética do edifício.

O programa de ocupação de 8.000 m² do prédio também traz uma proposta inovadora: ser um espaço dedicado para quem optou por ajudar a salvar vidas – mas aberto a todos. O complexo de uso misto possui hotel, restaurante, bar, área de conferência, área de check-up, espaço de co-working e um showroom para start-ups no mundo da saúde para promover a mistura, intercâmbios e ajuda mútua entre as diferentes especialidades e as diferentes gerações de profissionais de saúde.

O Hotel

O hotel foi projetado como um casulo envolvente e relaxante, com vistas deslumbrantes da Cidade Luz. Seus 67 quartos e 6 suítes foram projetados como espaços verdes. Alguns deles têm uma varanda ou terraço para admirar os bairros de Montparnasse e Invalides.

Nesses espaços, os hóspedes encontrarão materiais nobres e duráveis, cores orgânicas, móveis contemporâneos quentes, o jogo de espelhos e produtos eco-responsáveis. Ele também apresenta o essencial de um hotel high-end – um clube de boxe e fitness, e salas de yoga – mas também 20 escritórios abertos e espaços de co-working.

Bem viver, comer bem

Um lugar único e atemporal para famílias e jovens almoçar, jantar, conhecer e conviver em torno de um menu generoso e acessível.

Ao entrar, o visitante é mergulhado em um lugar de vida, energia e benevolência: uma Ágora feita de madeira e concreto, vegetação, uma recepção amigável, uma cozinha aberta, tudo cercado por um luxuriante terraço arborizado. A decoração evoca o espírito lúdico e erudito da Riviera Francesa, onde se esquece o tempo e onde nos sentimos bem.

O amplo e luminoso restaurante se destaca pela madeira, couro, estantes de livros, bibelôs, móveis desencontrados que parecem ter uma história, poltronas grandes, bancos largos cobertos de almofadas e surpresas lúdicas. Um universo plural e alegre, e uma assinatura dos lugares da Sociedade de Paris.

O restaurante


Na grande esplanada exterior, à sombra das figueiras no verão, cinco vezes por semana, ao cair da noite, a Villa M torna-se num dos locais mais festivos da Margem Esquerda, com um cuidadoso programa de música ao vivo 100% e menu de cocktails.

Na primavera, os fins de semana incorporam o signo do convívio! Villa M coloca o brunch em destaque para tratar os madrugadores, famílias, amigos, do bairro e de toda Paris, em um ambiente descontraído e acolhedor. O menu apresenta especialidades variadas de brunch – bolos, ovos de todos os tipos, hambúrgueres ou saladas, panquecas – e um menu infantil para os mais novos. Menção especial ao piso dedicado às crianças com animador e jogos!

O Telhado


No último andar, o RoofTop, com sua incrível vista da Torre Eiffel, do Dôme des Invalides e dos telhados de Paris, continua sendo uma experiência inigualável. Um oásis suspenso é composto por árvores e plantas frutíferas, com grandes poltronas de madeira, jardineiros canadenses, luminárias de vime e guirlandas instaladas. Um vem lá para tomar uma bebida durante o dia e tarde da noite. Paris é uma festa.

Um edifício orientado para a saúde

A crise sanitária intensificou-se e acelerou os desafios de saúde já conhecidos e as questões geográficas e urbanísticas passaram a figurar também como questões de saúde. Por outro lado, a saúde ultrapassou os muros do hospital, espalhando-se pela cidade e criando uma relação mais aberta entre os cidadãos e os profissionais de saúde.

Concebido antes da pandemia de Covid-19, o programa inovador da Villa M catalisa a ideia de abrir os cuidados de saúde à cidade e a cidade aos cuidados de saúde.

Ficha técnica

Data: 2015-2021.
Projeto arquitetônico do Villa M: Olivier Raffaëlli & Guillaume Sibaud – Triptyque Architecture.
Projeto Arquitetônico e Diretor de Arte dos espaços do Villa M : Philippe Starck
Cliente: Groupe Pasteur Mutualité (Thierry Lorente, Diretor Geral do Groupe Pasteur Mutualité e Amanda Lehmann, vice-diretora geral do Groupe Pasteur Mutualité).
Assistente da Entidade Adjudicante: Acesso SCPM, Guy Sanoian.
Paisagismo: Coloco, Pablo Giorgef.
Construtora: Construtora Eiffage.
Área total: 8 000 m².

Compartilhar artigo:

Sábado, 10 de Dezembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752