Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

Ecotelhado lança telhado verde com cisterna que possibilita melhor drenagem urbana

Solução gerencia escoa de água para evitar enchentes nas cidades

As enchentes constituem um grave problema nos grandes centros urbanos. Uma das causas está relacionada à acumulação de água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento. A drenagem urbana é uma questão urgente nas cidades e a arquitetura verde promete inovar e trazer soluções a partir da captação e do gerenciamento da escoa de água em telhados verdes.

O excesso de áreas pavimentadas, prédios e residências em áreas de baixa altitude e o acúmulo de resíduos sólidos contribuem para um cenário de enchentes e alagamentos constantes. Agora, imagine o que acontecerá se parte da água a chuva for amortecida e mantida em cisternas na cobertura. Com o novo Sistema Azul e Verde da Ecotelhado, empresa especialista em infraestrutura verde e design biofílico, será possível evitar o transtorno que acontece ano após ano em muitas regiões durante a chuvarada.

No sistema convencional, a água da chuva escoa sobre telhas e passa pelas ruas e calçadas carregando impurezas.  Com a laje cisterna, ela é recolhida e utilizada para irrigação do próprio telhado verde e outros fins não potáveis, como descargas de sanitários e jardinagem.

Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, o Sistema Azul e Verde Ecotelhado cumpre duas funções ao mesmo tempo: promove a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva e age como um purificador do ar. A estrutura retém partículas de impurezas que ficam sob as coberturas e realiza a troca do CO2 por oxigênio.

Isso traz melhorias na qualidade do ar e, consequentemente, proporciona bem-estar às pessoas. Outro ponto importante é usar o sistema para diminuir a temperatura interna do ambiente e garantir a eficiência energética, reduzindo o uso de ar condicionado e gastos com energia.

“Telhados verdes, jardins verticais, horta urbana contribuem para o aumento de áreas verdes na cidade, diminuem a incidência de doenças respiratórias, estresse e depressão”, ressalta Feijó.

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752