Quarta-Feira, 22 de Marco de 2023

Ecotelhado apresenta novidades na Greenbuilding Brasil 2020 Conferência Internacional

O evento reunirá projetos e soluções que propõem a sustentabilidade, o bem-estar do Planeta e a Zero energia. As inscrições estão abertas e são gratuitas | Texto e fotos: Divulgação

Entre os dias 16 e 20 de novembro, acontecerá a Greenbuilding Brasil 2020 Conferência Internacional pela primeira vez em formato completamente on-line. Este é o principal evento de construções sustentáveis da América Latina e reunirá projetos que propõem a sustentabilidade, o bem-estar do Planeta e a Zero energia. As inscrições estão abertas e são gratuitas!

A proposta deste ano é apresentar novas tecnologias que pretendem revolucionar negócios e resolver os problemas mais presentes no mundo, como eficiência energética, conforto térmico, reuso de águas da chuva e águas cinzas, economia circular, saúde e bem-estar, por exemplo.

Outro foco relevante da conferência é abordar a resiliência das edificações e das cidades. Especialistas em arquitetura, engenharia e Design Biofílico compartilharão ideias e possibilidades para um planejamento urbano inovador, que garanta os recursos naturais imprescindíveis para essa e as próximas gerações.

Escritório tem telhado verde com captação de água da chuva, paredes verdes e lago

O engenheiro e especialista em Design Biofílico João Manuel Feijó, da Ecotelhado, compartilhará a evolução dos telhados verdes, jardins verticais, lagos biológicos e Brise Vegetal. A empresa brasileira é pioneira no desenvolvimento de sistemas para infraestrutura verde e tem transformado o mercado com a integração de tecnologias que armazenam água da chuva, tratam águas cinzas e trabalham em favor da natureza e não contra ela.

O Sistema Construtivo Biofílico pode funcionar como muro, além de estruturar paredes e integrar outros sistemas

“Apresentaremos o Sistema Construtivo Biofílico, que pode funcionar como muro ecologicamente correto e estruturar paredes vegetadas de casas inteiras.  Podemos compor o sistema de alvenaria tradicional, steel frame e wood frame. A inovação vai permitir integrar ainda outros sistemas, como telhados verdes com bacia de detenção de água da chuva e tratamento de efluentes”, explica Feijó.

Com largura de 10cm ou 15 cm, uma espécie de grelha plástica é montada com argila expandida, terra ou outro substrato mais fértil. Na parte externa da estrutura, há espaço destinado às plantas e suas raízes se comunicam internamente. A manutenção é simples e garantida com irrigação de reuso de água, integrado a lagos também. A vegetação pode ser colocada apenas em um lado ou nos dois.

O conforto térmico é uma das vantagens dessa estrutura. Em dias quentes, reduz a temperatura interna e, consequentemente, diminui o uso de ar condicionado ou ventilador. Em dias frios, mantém a temperatura mais agradável do lado de dentro.  Além disso, atua como isolante acústico, minimizando os incômodos e barulhos entre vizinhos.

Muro de boa vizinhança com Sistema Construtivo Biofílico Ecotelhado proporciona conforto térmico e acústico

“No lugar abundante de alvenaria e pinturas, o verde se renova todos os dias. Ao invés de jogarmos água na rede pública, reusamos de forma orgânica e obtemos independência de água. Estamos conectando as novas tecnologias ao cotidiano e promovendo hábitos ecológicos para preservar e minimizar o impacto da construção”, ressalta o engenheiro da Ecotelhado.

Serviço

Para se inscrever na palestra gratuita do “Sistema Construtivo Biofílico”, da Ecotelhado, acesse www.greenbuildingbrasil.org.br. Sobre os sistemas Ecotelhado, confira www.ecotelhado.com.br.

Compartilhar artigo:

Quarta-Feira, 22 de Marco de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752