Dicas para limpar corretamente quadros e molduras

0
46
Projeto do escritório Boutique Lab

Utilizar quadros nos mais variados ambientes traz personalidade e vida para o local. Uma parede bem decorada é capaz de mudar completamente um ambiente. Escolher o quadro certo pode proporcionar a renovação completa do espaço, além de preencher lacunas antes deixadas em branco.

Porém, muitas vezes, este importante elemento de decoração é esquecido na hora da faxina. Com o tempo, a poeira, temperatura, a umidade e uso de produtos de limpeza inadequados podem deixar a peça com um visual envelhecido e desgastado. Para evitar que estes e outros problemas aconteçam, Nattan Perius, especialista da Urban Arts separou algumas dicas para mantê-los sempre bonitos e bem cuidados. A empresa está há mais de 10 anos no mercado e conta com um acervo superior a 140 mil obras de todos os estilos produzidos por mais de 6 mil artistas.

Limpeza do dia a dia

Um dos principais inimigos do quadro é a poeira. Dependendo do ambiente em que o quadro é colocado, pose ser mais ou menos intensa a presença da poeira. Para manter o objeto sempre bonito, retire o pó que ficou nos quadros pelo menos uma vez na semana. Em quadros com tela em canva, a limpeza deve ser feita utilizando um espanador eletrostático com cerdas tanto na parte da frente quanto atrás. Reserve o espanador exclusivamente para esta limpeza.

Já quadros que possuem vidro na sua estrutura podem ser limpos com um pano umedecido com água e três gotas de álcool. Utilize esse pano apenas para limpar o vidro. Para finalizar, passe uma flanela seca para remover possíveis manchas. Nunca utilize aspirador de pó para limpar os quadros em nenhum dos lados. A sucção do aparelho pode estragar a tela. Em quadros em metacrilato, apensa um pano macio deve ser utilizado. “Em todos os casos, nunca utilize produtos solventes, que podem danificar o produto”, completa Nattan.

Como limpar molduras

Não limpe as molduras brancas com qualquer tipo de produto de limpeza. Independentemente do tipo de moldura, elas devem ser limpas exclusivamente com um pano úmido (bem torcido). Antes de fazer este processo, tire a poeira da peça com um pano seco. Nunca se esqueça de olhar a parte de trás da moldura, para evitar o ataque de traças e insetos.

Como evitar mofo em quadros e molduras

A umidade excessiva é a principal causa de mofo e fungos nos quadros e para evitá-la mantenha bem ventilado o local onde a pintura se encontra. Porém, evite que o sol bata diretamente sobre os quadros, pois o excesso de luz e calor pode danificar a tela e a moldura. “Em ambientes como cozinha, se necessário, além do pano úmido, utilizar detergente neutro. Porém, é importante ter em mente que quanto menos incidência de produtos químico melhor”, completa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.