Terca-Feira, 28 de Setembro de 2021

“Devorador de distâncias”, residencial em BH foca em usuários de bicicletas

O Selfie é um edifício inteiramente residencial que se destaca no skyline da Savassi e que acaba de ser entregue ao mercado pela Construtora Caparaó. Com projeto da Dávila Arquitetura, o empreendimento é uma resposta a pesquisas que indicavam a existência de um público com um estilo de vida dinâmico e conectado, mas que não abre mão de conveniência e conforto em uma ótima localização. À distância de poucos passos, está o núcleo do bairro mais descolado e tecnológico da cidade. A diversão noturna de Lourdes, a Praça da Liberdade e o Centro da cidade estão ao alcance de caminhadas.

A garagem, implantada no subsolo do edifício, comporta mais bicicletas do que carros. “Já estamos projetando edifícios em que os proprietários que podem transformar, com facilidade, as garagens em outros ambientes, como escritórios. Afinal já vivemos a era da Uberização. Portanto, aquelas garagens recheadas de vigas, escuras e inóspitas estão em extinção porque o número de carros também vai diminuir”, explica Cadu Rocha, do escritório Dávila Arquitetura.

Na parte térrea do prédio, a Dávila Arquitetura definiu um afastamento da rua, criando uma praça frontal ajardinada. Os pilares do prédio chegam ao solo em meio aos jardins, com os quais se mimetizam e dissolvem enquanto refletem a paisagem circundante através de espelhos.

Constituído por studios e lofts (duplex), com 1 ou 2 quartos e recheado de serviços, o Selfie está no epicentro da região conhecida como ‘San Pedro Valley’. Esta área, cujo início se deu no vizinho bairro de São Pedro, reúne algumas centenas de startups mineiras, a maioria concentrada na zona de abrangência do novo edifício residencial. O projeto é uma solução contemporânea para um público conectado e sugere um estilo de vida que dialoga com os que trabalham em locais mais modernos. O projeto da Dávila para o Selfie busca replicar este valor da conectividade também no visual do edifício.

Um exemplo de inovação e de compartilhamento, explica o arquiteto da Dávila, diz respeito ao lazer oferecido aos condôminos. No projeto do Selfie a área de lazer foi deslocada do pilotis para o topo do edifício, onde a todos é franqueada a espetacular vista da capital mineira. Para a Serra e a praça, por exemplo, estão voltados equipamentos como a academia e o salão de festas e eventos. Para o pôr-do-sol e o próprio bairro da Savassi e Lourdes, voltam-se a piscina, a sauna, a área gourmet e a sala de cinema.

Praticamente todos os apartamentos têm uma vista impactante, inclusive os lofts duplex localizados no ‘janelão’ envidraçado que marca as fachadas laterais, logo abaixo da cobertura do edifício. Estes lofts e os demais studios têm um layout voltado à praticidade e privilegiam espaços abertos e de uso versátil. Em outras palavras, os apartamentos do Selfie apresentam múltiplas tipologias para melhor ajuste ao estilo de vida de cada usuário.

Também são compartilhados vários dos serviços que deverão ser oferecidos aos futuros moradores no sistema pay-per-use. Disponíveis por meio de solicitação através de um aplicativo próprio da construtora, os moradores do Selfie serão capazes de conciliar de maneira muito mais suave suas demandas profissionais e sociais do cotidiano com as tarefas domésticas.

O Selfie pode ser considerado “um devorador de distâncias” com uma arquitetura que é uma síntese da aproximação. Ele resume o que é ser contemporâneo enquanto valoriza a tradição do bairro da Savassi. É sobre encurtar distâncias e trazer para perto tudo o que faz sentido. É um projeto sobre conexões e sobre aqueles que desejam, como os que trabalham em uma startup, fazer parte de algo diferente e transformador.

Ficha técnica

Localização: R. Tomé de Souza, 950 – Savassi – Belo Horizonte/MG
Data: 17/11/2013
Área construída: 19.827,17 m²
Área do terreno: 2716 m²
Conclusão: 01/04/2018
Estágio da Obra: Finalizada
Nº de unidades: 140
Nº de blocos/torres: 1

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Terca-Feira, 28 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752