O designer gaúcho Tiago Braga participa com a sua marca Oiamo Design na Paris Design Week 2023 durante a Semana de Design de Paris, que acontece em paralelo à feira Maison & Objet. A convite do “bref, design art”, projeto nômade com sede em Paris que promove arte contemporânea e design colecionável, juntamente com a galeria brasileira de design Herança Cultural, o designer estreia na exposição “Collector’s House”, entre os dias 07 e 10 de setembro, que será realizada no icônico endereço 14/16 Rue du Faubourg Saint Honoré, em Paris, na França.
Idealizada em 2019 pelo designer Tiago Braga, a marca Oiamo Design é um ateliê localizado no Rio Grande do Sul, cujo foco é mapear e revitalizar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro.
Com um profundo senso de identidade, a Oiamo resgata técnicas ancestrais e preserva as tradições da lã artesanal gaúcha. O design ancestral da marca valoriza a materialidade natural e orgânica, enriquecida pelo saber fazer manual. O resultado é uma experiência estética e sensorial que celebra a herança cultural da região meridional brasileira.
Em sua participação na Paris Design Week 2023, o designer apresentará o Banco Achego e a Luminária Hornero, objetos desenvolvidos em parceria com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz.
Com uma abordagem pluralista e inclusiva, o projeto coletivo engaja mulheres artesãs e pequenos produtores locais, em conexões criativas manifestadas nas expressões artísticas das coleções, explorando a versatilidade da matéria-prima de forma sustentável e inovadora para confecção de artefatos culturais que resgatam e atualizam o saber-fazer da lã artesanal gaúcha. A iniciativa exalta a energia ancestral das mulheres dos Pampas, artesãs que tecem com uma existência feminina, assim como faziam suas avós, tanto no poder como no remanso, na profissão de parteira, na cura através da magia e nas lidas em “las casas”, nesta importante zona de fronteira.
Como agente catalisador para o desenvolvimento sustentável, a Oiamo estimula a cadeia produtiva e impulsiona a economia local. Como resultado, a marca foi nomeada oficialmente pelo comitê Global Sustainable Association (GSA) para o Kyoto Global Design Awards 2023, na categoria “Best 100”, além de conquistar o Prêmio de Design Bornancini de Design 2022 na categoria Impacto Econômico e Cultural.






Sobre a oiamo
O designer Tiago Braga atualiza o imaginário gaúcho brasileiro em pequenas coleções feitas em parceria com comunidades locais.
A Oiamo é um ateliê nômade do Rio Grande do Sul nomeado oficialmente pelo comitê Global Sustainable Association (GSA) para o Kyoto Global Design Awards 2023 na categoria “Best 100” e vencedor do Prêmio de Design Bornancini na categoria Impacto Econômico e Cultural.
A marca foi criada pelo designer Tiago Braga que se dedica a mapear e atualizar a memória e a energia da ancestralidade em comunidades originárias do extremo Sul do Brasil. Através de uma releitura da matéria-prima natural e reciclada no resgate dos processos artesanais, que estão desaparecendo. Mobilizando coletivos de mulheres gaúchas em uma importante zona de fronteira, com características únicas, formada durante mais de três séculos de miscigenação de povos ibéricos em interação com diferentes grupos indígenas, pretos e imigrantes europeus com grande influência do templadismo uruguaio e argentino.
As criações da Oiamo exploram as artes manuais milenares como tricô, tear, crochê, bordado, cestaria, marcenaria inspiradas por um lado campesino, mas também litorâneo e citadino. O ritmo da paisagem sulina linear acinzentada e o clima frio que é tão diferente do Brasil Tropical, um país feito de diferenças, formam suas visões poéticas de cenários e instalações que ampliam a prática do artesanato e o modo de vida ancestral como valor a ser resgatado.
A metodologia utilizada pelo designer Tiago Braga, chamada por ele de Design Ancestral, se baseia na sua conexão com a cultura imaterial manifestada nas técnicas artesanais ancestrais e com o modo de vida sulino. Os projetos concebidos reúnem as diferentes habilidades e competências, em uma valiosa combinação de ideias e vivências. Exploram, de forma inovadora e sustentável, a materialidade das fibras naturais como a bananeira, o bambu, vime, o algodão reciclado e a pura lã. O resultado é uma experiência estética orgânica que valoriza a pluralidade de pensamentos e enriquece as criações com os coletivos de artesãs ampliando memórias para além do seu território cultivado. O processo criativo se dá no intercâmbio cultural, respeitando a expressividade do tempo, da matéria-prima na integralidade do seu manejo, potencializado no encontro entre o design e o artesanato que é transmitido através da oralidade, de geração em geração.
As coleções da Oiamo integram importantes curadorias no Brasil e no exterior como a Bref, Design Art (Paris/FR), a Mac Design (Miami/EUA) e a Feira Na Rosenbaum (São Paulo/BR). Realizou projetos com profissionais consagrados como Marcelo Rosenbaum, criando peças para a Farm Rio (Nova Iorque/EUA e Paris/FR) e em projetos com curadoria de Constanza Pascolato, Maurício Arruda, Michel Lott e Stephanie Ribeiro. Presente em diversas mostras como DW! São Paulo Design Week, Design Oriundi 2020, com curadoria de Joice Joppert, Casa Cor, entre outras.