Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022

Cozinha cosmopolita

Com a paleta de tom Warm Gray, a arquiteta Dudi Duarte utiliza lançamentos Portinari em bancada, armários, bancos e outros mobiliários com objetivo de ressignificar a cozinha. Texto e fotos: divulgação

A Portinari e a arquiteta paulistana Dudi Duarte acabam de lançar o projeto de uma cozinha, construída dentro do ambiente reduzido e sustentável de um container. A proposta traz ainda a aplicação do porcelanato além do piso e das paredes, se estendendo para bancada, armários e bancos. O conceito reforça a versatilidade dos revestimentos e cria uma atmosfera fora do óbvio, sem deixar o conforto de lado.

Os lançamentos Portinari 2021 são inspirados no “ressignificar o morar” e, para a arquiteta, o projeto traz esse novo conceito em seu DNA, com espaço amplo para circulação, mais assentos para abrigar mais pessoas e baseado na neutralidade do cinza, trazendo mais protagonismo para a cozinha em tempos de isolamento social.

Além dos pisos e paredes, o porcelanato também está presente na bancada, o que traz uma sensação de união entre todos os elementos da composição do projeto.

“A cozinha é o coração da casa, nos traz memória afetiva e, no cenário atual, a tendência é estarmos cada vez mais presentes neste espaço. A ideia foi criar um ambiente com mais possibilidade para comunicação e circulação para que as pessoas vejam e conversem com quem está cozinhando”, explica Dudi.

O projeto utiliza o revestimento Dominique no piso e paredes, pois tem menos texturas e permite integrar outros elementos ao ambiente. A coleção evidencia os calcários extraídos da região dos lagos de Bonifácio, na França. Seu nome é uma homenagem a igreja de pedra que se tornou monumento local, Saint Dominique. As peças contam com tons e veios alternados de bege e cinza equilibrados, com traços irregulares que relembram restos fósseis de conchas gravadas em pedras naturais.

A paleta de cor, que favorece o cinza, traz neutralidade para o ambiente que conta com um espaço amplo para circulação e reunião de pessoas.

O porcelanato Scultore foi a escolha para os armários, no mesmo tom, porém, mais marcado. O espaço conta ainda com o toque final da linha Castellón GR aplicada nos bancos e bancada. Inspirada na pedra Pulpis, extraída da região montanhosa de Castellón, na Espanha, as peças em grandes formatos propiciam harmonia e remetem à reconexão com a natureza.

Exposição

O projeto assinado por Dudi Duarte faz parte de uma mostra de seis ambientes assinados por especificadoras de diferentes regiões do Brasil. Inspirados na sensibilidade dos tons, os trabalhos foram criados com os lançamentos da Portinari 2021 e com as paletas de cores do Color Connection, uma escala cromática que facilita a harmonização dos produtos. A mostra segue na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, e poderá ser visitada pelo público após o período de restrições da pandemia.

Serviço

Para mais informações sobre o projeto e os lançamentos Portinari 2021, acesse www.ceramicaportinari.com.br.

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752