Sábado, 02 de Julho de 2022

Cores e espaços


Inspirado nos layouts de habitação orgânica de antigas cidades indianas e vilas, este projeto habitacional apresenta uma disposição informal. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Mr. Dinesh Mehta.

Parte de um plano diretor de um projeto habitacional autossuficiente de 36 acres que está sendo desenvolvido para o pessoal de uma fábrica de cimento, este projeto está localizado a 3km de uma cidade muito pequena, e a 90 km da cidade grande mais próxima.

Formas

Dentro de uma área de 6 acres, um edifício de altura média que abriga 72 apartamentos de estúdio, além de apartamentos de 2 e 3 quartos planejados em um layout orgânico. Cada edifício é projetado com pátios abertos abrigados, espaços de circulação naturalmente ventilados e espaços de jardim entre eles.

Todos os apartamentos são projetados com janelas rebaixadas, varandas protegidas e ventilação cruzada para mitigar o ganho de calor em resposta ao clima quente do local, onde as temperaturas permanecem acima de 35°C por 8 meses anualmente.

Cores

A cor desempenha um papel importante no projeto, com diferentes combinações de cores usadas para identificar as diversas tipologias de construção dentro do espaço. Invocando um senso de vibração como resposta ao seu isolamento, tons coloridos acentuam os edifícios e seus espaços de circulação, em referência aos festivais tradicionais, roupas, ornamentos, moradia e comida na Índia. Os espaços internos de cada casa estão em cores neutras, permitindo que os ocupantes tenham suas próprias escolhas.

Cheios e vazios

Uma vez que o layout geral é planejado com um grande jardim, os edifícios de apartamentos são projetados para criar espaços protegidos íntimos entre eles. Esses espaços são variados em cada parte do layout pela natureza orgânica da colocação do edifício, criando múltiplos espaços com diferentes graus de gabinete e forma. Toda a água dentro do projeto é reciclada e reutilizada através de sua própria estação de tratamento de esgoto. A extensa captação de água da chuva está integrada ao planejamento. O design também garante e facilita a luz natural e a ventilação para todos os espaços internos.

Ficha técnica

Tipo de Projeto: Residencial

Não. de Pisos: G+4 & S+6

Localização: Raipur, Chhattisgarh

Data de início: dezembro de 2016

Data de conclusão: abril de 2020

Nome do cliente: Shree Cement Ltd.

Construtora: Shree Cement Ltd.

Tamanho do Projeto: 3,15.000 m². (29.264 m².m.)

Custo do Projeto: 81.81.818 USD

Empresa de Design: Sanjay Puri Architects

Arquitetos Principais: Sr. Sanjay Puri

Equipe de Design – Ruchika Gupta, Kaushik Sheth, Manveer Chopra, Rohan Shiktode, Karun Chughasrani, Keval Shah, Ronak Kothari

Consultores:

Consultor de design de interiores – Baheti & Associates

Consultor Estrutural – Dr. Kelkar Design Pvt. Ltd.

Consultor mep – Consultoria de Design Epsilon Pvt. Ltd.

Créditos da foto: Sr. Dinesh Mehta

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752