Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022

Conferência de Arquitetura e Urbanismo discutirá crise sanitária de nossas cidades

 

Evento virtual vai debater, entre os dais 4 e 15 de dezembro, o compromisso dos arquitetos e com a vida e comemorar 10 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo |Texto: Divulgação

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) vai promover a III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, aberta ao público em geral,  com transmissão ao vivo pela internet entre os dias 4 a 15 de dezembro. Será um evento integrado, aliando às palestras e debates as comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista (em 15 de dezembro) e as celebrações dos 10 anos de criação do CAU. Neste ano, o tema será “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida”.

Os debates vão mostrar como a dramática crise sanitária das cidades brasileiras em razão da pandemia da Covid-19, ressaltou ainda mais a importância do planejamento urbano e do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias dignas e cidades saudáveis. Em paralelo haverá o lançamento do documentário “Habitação Social: uma questão de Saúde Pública”, a ser exibido no dia 15 de dezembro na TV Cultura de São Paulo. Entre outros pontos mais, a conferência terá ainda uma homenagem às mulheres arquitetas (que correspondem hoje a 63% da categoria).

Palestrantes

Está confirmada palestra magna com a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, que acaba de receber a Medalha de Ouro da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), no dia 8 de dezembro. Ela vai falar sobre o tema principal do evento, “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida”.

A segunda palestra, “Arquitetura do futuro: contribuições tecnológicas para o pós pandemia”, será do arquiteto português Décio Ferreira, especialista em BIM, sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção. Décio lidera diversos projetos inovadores em todo o mundo no escritório Foster+Partners.

Campanha

A Conferência acontece em paralelo à uma campanha publicitária do CAU/BR para comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista, em 15 de dezembro. A campanha, veiculada em redes sociais, jornais, revistas e outros meios, apresenta diversos projetos de sucesso no Brasil e defende que todos os cidadãos convivam em espaços comerciais, residenciais ou áreas públicas projetadas ou construídas com assistência técnica de profissionais legalmente habilitados.

A mensagem principal é que arquitetos e urbanistas são profissionais que criam cidades saudáveis. Casas com planejamento, segurança e economia, observando questões que promovem saúde e oferecem a qualidade de vida que todo mundo merece. Soluções que transformam a vida de todos.

Serviço:

Para detalhes e inscrições: http://3conferenciaarquitetura.com.br/

Saiba mais em: https://caubr.gov.br/compromisso

 

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752