Sábado, 02 de Julho de 2022

Conexões fluídas

Fotos por Nanne Springner.

Projetada por Muuk Architecture, essa casa está à beira do Lago Brome, no sul de Quebec. Construído no lugar de um antigo chalé na ponta de Cedar Bay, as linhas limpas e sóbrias da nova residência destacam a natureza no seu entorno. Ter aberturas para o lago foi a inspiração inicial para todo o projeto. “Longe da agitação da cidade, esta casa é propícia a uma vida mais leve e simples, ao mesmo tempo que inspira criatividade e novas ideias nos profissionais que ali vivem”, explica Sylvain Bélanger, arquiteto da Muuk Architecture.

Paisagem

O terreno se inclina suavemente em direção ao lago enquanto a laje do piso térreo se desdobra sob essa queda. Respeitando a paisagem majestosa, alguns degraus separam a entrada e a sala de jantar das áreas de estar, assim, é possível ter uma vista desobstruída do horizonte de cada zona da casa.

Divisão

A sala de estar, a sala de jantar e a cozinha estão organizadas no piso térreo, enquanto as áreas mais íntimas dos quartos estão localizadas no piso superior. Um escritório transparente no nível superior está estrategicamente colocado no coração da casa, oferecendo vista para o lago e para a passarela central com vista para a entrada principal. Além disso, um estúdio de garagem independente pode acomodar os hóspedes em seu nível superior, com espaço para guardar um barco no térreo.

Aproveitamento visual

A utilização do branco nas superfícies e do preto nos espaços côncavos resulta numa casa luminosa e que se destaca no ambiente. A fachada sul possui janelas em toda a sua superfície, bem como os terraços dispostos em dois níveis, criando assim fortes ligações e conexões fluidas entre interior e exterior.

A orientação sul da casa, com suas grandes aberturas, permite o aproveitamento da insolação solar passiva para aquecer naturalmente os pisos de concreto polido em forma de massa térmica, complementando seu sistema de aquecimento radiante. “Escolhemos produtos da coleção Essence da Adurra, incluindo janelas oscilobatentes e janelas arquitetônicas fixas, para criar uma transição suave para o exterior. A utilização de sistemas de alumínio proporcionou uma integridade estrutural superior, possibilitando a fabricação de portas e janelas personalizadas fora dos padrões usuais e restrições de espaço, resultando em uma área de estar em perfeita harmonia com a natureza circundante”, conclui Costa Pantazopoulos da Adurra.

Ficha técnica

Projeto: Nova construção residencial
Localização: Brome Lake, Quebec, Canadá
Andares: 2
Área: 287,9 m²
Arquitetos: MUUK Arquitetura
Gerentes de projeto: Marie Isabelle Gauthier, Sylvain Bélanger
Empreiteiro: Construção MUUK
Janelas: Adurra Portas e Janelas

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752