O Sports Hall em Borky é um edificio terréo no qual o concreto e a madeira se unem. Texto: Linka. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: BoysPlayNice
A tarefa dada pelo cliente era construir um pavilhão desportivo com instalações e uma tribuna com assentos junto ao rio Elba. A proposta conquistou o 1º lugar no concurso de arquitetura.
O terreno está localizado no extremo nordeste da cidade de Kolín, perto de quadras de tênis e um estádio de atletismo. Este conjunto de instalações esportivas é cercado por uma floresta decidual e é acessado por uma ciclovia junto ao rio Elba.
A proposta é influenciada pela superfície plana do terreno circundante. Pela atmosfera amigável da cidade vizinha e pelo fluxo lento do Rio Elba e pela localização do terreno na floresta.
O conceito baseia-se num edifício baixo, de um piso, com um balanço sobreposto e o maciço de madeira do hall elevado. O balanço delimita a parte baixa do edifício o que traz uma atmosfera amigável em pequena escala. A lanterna alta de madeira está no topo da parte inferior. As grandes janelas iluminando o interior remetem à tradição tcheca dos pavilhões esportivos Sokol com o espírito otimista do período entre guerras fundador do Estado.
O plano de layout é baseado em uma decisão simples de colocar todo o programa em um andar. Tudo é facilmente acessível, permitindo um controle e visão geral suficientes para a mesa da recepcionista.
O hall de entrada se transforma em buffet. É possível conectar ou dividir os dois espaços, se necessário. Vestiários, banheiros e salas técnicas seguem nesta parte inferior do edifício. As entradas no campo de jogo são separadas para visitantes e jogadores.
A estrutura do edifício assenta numa laje monolítica de concreto armado e a estrutura de suporte vertical é constituída por pilares pré-fabricados também em concreto.
As treliças do telhado são de madeira laminada colada com vãos de 32 m. O preenchimento da estrutura da parede entre os pilares é de painéis de concreto pré-moldado. Toda a estrutura é isolada termicamente com ETICS. No interior é introduzida a vedação e revestimento acústico.
O objeto é aquecido e parcialmente resfriado com bombas de calor. Uma pequena usina fotovoltaica está instalada no telhado inferior. O interior pode ser ventilado naturalmente, no inverno e no verão a ventilação é gerenciada pelo sistema de controle de instrumentação. O edifício é energeticamente passivo.
Ficha Técnica
Estúdio: OV-architekti
Autor: Štěpán Valouch, Jiří Opočenský
Coautor: Magdalena Havlová, Jakub Neumann
Cliente: Municipality of Kolín
Cliente: Municipality of Kolín
Localização do projeto Brankovická 1621, Lesopark Borky, Kolín
País do projeto República Tcheca
Ano de conclusão 2021
Área urbana 2300 m²
Área do Piso Bruto 2300 m²
Área do Piso Utilizável 2000 m²
Fotógrafo: BoysPlayNice
Colaborador: Construtor geral-Strabag, Graficos-Ryjukyju