Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023

Concebida do zero

Em São José do Rio Preto, o escritório Paiva e Passarini assina um novo projeto residencial com foco na iluminação e ventilação, sem deixar de lado a leitura contemporânea e o apreço ao design brasileiro. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Xavier Neto.

Com mais de 10 anos de experiência, o escritório Paiva e Passarini oferece a união entre técnica e sofisticação aos seus clientes. Em um de seus projetos mais recentes, as arquitetas conceberam do zero uma casa para um casal e suas duas filhas. Sabendo que a região na qual a residência está localizada atinge temperaturas superiores a 30ºC, o projeto arquitetônico e de interiores trouxeram soluções para trazer conforto e integração aos vários ambientes.

As arquitetas conceberam o projeto arquitetônico e de interiores do zero, trazendo soluções que tornaram a residência um local pacífico e voltado para o bem-estar. Foto: Xavier Neto.

O living, marcado por peças de design brasileiro, transmite o bem-estar que os moradores desejavam. O espaço conta vários detalhes em madeira, além de uma adega discreta. Ao atravessar a porta de correr, os moradores acessam uma varanda coberta por um pergolado de madeira de uma ponta a outra. Fotos: Xavier Neto.

O imóvel proposto por Claudia Passarini e Vanessa Paiva oferece 389 m² de ambientes integrados com exaltação da luz e ventilação natural. Segundo elas, o projeto nasceu com a proposta de integração entre salas, cozinha, varanda gourmet e área externa. Para proporcionar a sensação de continuidade, foi utilizado o mesmo revestimento nestes espaços, assim como o uso de madeira. O layout sem barreiras visuais entre os ambientes deixa os móveis e tapetes encarregados de delimitar as áreas. Ademais, os espaços carregam grande apreço pelo design brasileiro, por exemplo, com o sofá sem braços do Studio Faro, mesa de centro de Jacqueline Terpins, poltronas verdes da Líder Interiores e Poltrona Mole de Sergio Rodrigues.

A sala de jantar está em completa sintonia com a área gourmet. A primeira se revelou um ambiente super aconchegante para as mais diversas ocasiões. A segunda conta um churrasqueira, bancada, banquetas e um sofá que criam uma extensão da área externa perfeita para a diversão dos moradores e dos convidados. Fotos: Xavier Neto.

Na sequência dos cômodos, as aberturas para o exterior acontecem com grandes esquadrias de vidro, o que permite iluminação natural e sensação de amplitude dos espaços. Para garantir iluminação agradável ao decorrer da casa, essas aberturas foram equipadas com cortinas de linho, visto a alta incidência solar que ocorre no meio do dia.

No quintal da residência foi construído um espaço de convívio para a família desfrutar de momentos de lazer externos, assim como apreciar a natureza oferecida pelo paisagismo. Neste espaço foi incorporada uma piscina e móveis de alumínio e fibra sintética. Foto: Xavier Neto.

Os dormitórios foram pensados pelas arquitetas para oferecer o máximo de aconchego. Para o quarto do casal foi selecionada uma extensa cama, poltrona Charles Eames, TV em painel e mesinha lateral. A madeira e o tecido estão presentes em abundância, entregando um espaço com clima leve e gostoso. Para os quartos das filhas e brinquedoteca não foi muito diferentes, seguindo uma atmosfera mais delicada e lúdica. 

Os quartos carregam mobiliário bastante completo, em sua maioria de madeira e tecido, o que favorece o conforto dos moradores. A paleta sóbria e continhas de linho criar uma atmosfera leve e relaxante. Fotos: Xavier Neto.

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752