Como deixar o quarto mais aconchegante com a iluminação correta

0
586
Arendela Tommer, da Nordecor (REF: LD5039)

Um quarto aconchegante é sinônimo de refúgio para a rotina agitada que levamos. Por isso, pensar em elementos que ajudem a tornar esse ambiente ainda mais confortável e relaxante é prioridade na hora de decorar. É claro que a iluminação não pode ficar de fora nesse checklist! Acertar no projeto luminotécnico é um trunfo para garantir o clima perfeito para um momento de descanso. Em parceria com a Nordecor, importadora de produtos de iluminação, convidamos a arquiteta e designer de interiores Caroline Rosa para dar algumas dicas que prometem transformar o visual do seu quarto. Confira:

Temperatura

Talvez o item mais importante da lista, a temperatura certa vai ditar a forma como seu organismo funcionará. Baseado no ciclo circadiano, o período noturno pede por temperaturas mais quentes, remetendo ao pôr do sol. Sendo assim, o uso de lâmpadas de 2000k a 4000k são mais indicados para esses ambientes em que há busca por relaxamento e descanso.

Iluminação direta e indireta

A iluminação direta tem como premissa uniformizar o ambiente. Mas, engana-se quem pensa que ela não pode ser aconchegante. O uso de plafons centralizados, por exemplo, garante uma distribuição geral da luz de forma mais difusa.

Já a iluminação indireta trabalha com pontos focalizados. No quarto, geralmente é utilizada através de abajures ou pendentes. “Utilizar da marcenaria para criar pontos de iluminação indireta é um excelente recurso que deixa o ambiente mais aconchegante. Além disso, colocar fitas de led em pequenos rasgos criados em painéis, como na cabeceira ou em nichos, vai destacar a peça e criar uma atmosfera mais agradável”, comenta Caroline.

Dimmers

Com o uso de dimmers, é possível controlar o nível de iluminação do quarto. Além de super funcional, o sistema ainda possibilita criar diversos cenários para um mesmo ambiente. É importante ressaltar que, para isso, é necessário o uso de lâmpadas dimerizáveis.

Layout e posicionamento

A arquiteta destaca a importância de seguir o layout do quarto para planejar o a posição dos elementos.  “A iluminação geral pode ser posicionada de forma mais minimalista, com luminária tipo perfil de LED, que pode ser locada acompanhando o desenho da circulação do quarto, ou uma luminária mais robusta, que pode ser instalada no centro do quarto ou mais alinhada ao pé da cama. Já abajures, tanto de mesa quanto de coluna, devem ser colocados na cabeceira ou em mesas próximas, assim como as arandelas”, explica.

Pendente Corda Rústico, da Nordecor (REF: D1373)
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments