Feita exclusivamente para a marca Dpot Objeto, a Coleção Simbiose reúne toda a inspiração do artista e designer têxtil Alex Rocca pelos movimentos orgânicos do paisagismo e da arquitetura urbana, como também pela estética visual cinematográfica e tridimensionalidade das artes. | Texto: Divulgação | Fotos: Anderson Angelico

A Coleção Simbiose é composta por 13 tapeçarias em diversos tamanhos, formatos, texturas e cores, confeccionadas à mão com fibras e tingimentos especiais. A imersão e pesquisa para a criação da coleção se realizou em dois momentos, inicialmente de forma autoral, de acordo com as referências próprias do universo ao qual o artista respira e, posteriormente, em parceria com Renato Dib, artista têxtil, escultor e curador da Dpot Objeto.

Em relação à organização dinâmica das formas, desenhos e relevos das tapeçarias, a integração da natureza com o urbano e a arquitetura paisagística do mestre Burle Marx levaram o artista para o premiado fotógrafo húngaro Marton Mogyouros, especializado em fotografias aéreas arquitetônicas. A abstração geométrica das esculturas cinéticas do escultor russo Naum Gabo (1890-1977) e as instalações orgânicas feitas a partir de descartes do inglês Tonny Cragg (1949) impactaram o processo criativo e tridimensional do trabalho.

A narrativa da coleção busca a harmonização do “todo” que vai além da mera combinação cromática e das técnicas artesanais empregadas. A integridade e fluidez dos trabalhos valorizam não somente a estética, como também o clima e a potência emocional dos filmes realizados pelos americanos Spike Jonze e Darren Aronofsky, além do polêmico dinamarquês Lars Von Trier. Com sensibilidade, atributos como força e fraqueza compõem as temáticas comuns aos cineastas e ao artista, no sentido de explorar a densa complexidade humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.