O projeto Cobogó Mundaú está entre os 10 finalistas do Prêmio Human City Design Award 2020. A proposta do prêmio é discutir o design como uma solução criativa para
problemas sociais complexos na cidade e expandir os efeitos curativos do design em
todo o mundo, fazendo com que o setor de design contribua para o desenvolvimento
da humanidade. Texto e imagens: divulgação.

Cascas de Sururu

O reconhecimento vem da criação do Cobogó de Sururu, elemento construtivo vazado produzido com a casca do sururu, de identidade nacional e alagoana, e que reforça a economia circular. Desenvolvido pelos designers Marcelo Rosenbaum e o Instituto A Gente Transforma em parceria com o designer Rodrigo Ambrosio e o artesão Itamácio dos Santos, o produto será lançado pela Portobello, por meio de sua marca de design democrático Pointer.

Cobogo Sururu em stand da Portobello na Expo Revestir 2020

O Cobogó de Sururu de Mundaú nasceu do projeto Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular – Cooperação Técnica do BID Lab, o Laboratório de Inovação do Grupo BID, em parceria com o IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade) e a Prefeitura de Maceió. A pesca do sururu, molusco considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas, é uma das atividades mais tradicionais da economia local. Porém, apenas na Comunidade do Vergel, localizada às margens da Lagoa do Mundaú, na zona urbana de Maceió (AL), o resíduo gerado pela pesca chega a mais de 300 toneladas/mês em cascas de sururu.

O Cobogó Mundaú, elemento vazado utilizado para possibilitar maior ventilação e iluminação no interior de imóveis, traz a casca do sururu em sua composição, tornando-o um produto com identidade nacional e alagoana.

Preparação da matéria prima

O Human City Design Award é uma iniciativa do Governo Metropolitano de Seul e a Seoul Design Foundation, que tem como apoiadores o Human Cities EU Network, World Design Organization (WDO), The UNESCO Creative Cities Network, Cumulus, The Silk Road Universities Network (SUN), Korean Federation of Design Associations. Ele foi criado há cinco anos com o objetivo de contribuir para uma relação harmoniosa entre o ser humano e o meio ambiente por meio do design.

A premiação acontece no dia 08 de março. Saiba mais acessando: http://humancitydesignaward.or.kr/en/about/overview.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.