A artista plástica Cláudia Issa, à frente da marca Konsepta Design, apresenta seu primeiro trabalho no segmento de mobiliário urbano em uma parceria inédita. Texto e imagens: divulgação

Junto com a Kornegay, empresa norte-americana fabricante de mobiliário em concreto, Claudia desenvolveu uma série de móveis para uso coletivo, e firma a sua trajetória como uma artista multifacetada e que expressa a criatividade do design contemporâneo brasileiro em outros países.

A colaboração entre as duas marcas começa a ter vida a partir de uma coleção inspirada nos famosos vasos da série Pião, uma das primeiras coleções de Claudia com cerâmica e na qual os objetos foram criados a partir do conceito de movimento. Foi por esse objeto que brinca com o equilíbrio, que a Kornegay mais se interessou. A ideia para a coleção foi de um desenho que evoca a sensação de movimento, algo não convencional a peças fabricadas com concreto.

Após o primeiro contato, Claudia visitou a fábrica da Kornegay, em Phoenix, no Arizona, onde conheceu todos os processos da fabricação dos móveis em concreto fundido. Após a visita à fábrica, a artista e os profissionais envolvidos não esperavam contar com a imposição da pandemia, que os obrigou a desenvolver todo o processo de produção da coleção remotamente. “Essa condição deixou ainda mais clara a nossa compreensão e sintonia em relação à criação dos móveis”, completa.

Trabalhar com uma matéria-prima pela primeira vez e projetar as obras em grande escala foram desafios que Claudia abraçou. “Há um componente de desafio e emoção que me fez me interessar ainda mais pelo projeto”, conta a artista. A limitação de tamanho que a argila impõe sobre o trabalho deu espaço à experimentação para grandes formatos, além de explorar as proporções espaciais em 3D para um objeto pensado para ser outdoor e de uso público.“Apesar de estar em um primeiro contato com o cimento fundido, um material relativamente desconhecido para mim, conseguimos chegar a um projeto que representa muito o meu trabalho e a minha visão”.

A Coleção Claudia Issa + Kornegay será comercializada, neste primeiro momento, nos Estados Unidos, a partir de dezembro (2020).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.