Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

Cinza, o tom da neutralidade

Com sua capacidade de compor ambientes sofisticados e harmônicos, a cor está presente em decorado de empreendimento goiano.  Texto: divulgação | Fotos: Luana Castro

Cor querida por grandes nomes da decoração de interiores, o cinza é aplicado em diversas tonalidades para criar ambientes marcados pela sofisticação. A associação do cinza como sinônimo de monotonia e tédio caiu definitivamente por terra, e a cor está substituindo o bege como tom neutro preferido dos decoradores. Em 2021, o cinza dá as caras na conceituada paleta de cores Pantone, que é referência mundial em especificação de cores e influencia o universo do marketing, o mundo da moda e, claro, as tendências de decoração.

Um exemplo dessa refinada composição pode ser conferida em Goiânia no apartamento decorado de 370 m² do Legacy City Home, no Setor Marista. A proposta de decoração do novo empreendimento da City Soluções Urbanas e a da O.M. Incorporadora, assinada pela conceituada arquiteta e designer Patricia Anastassiadis, chama a atenção pelo resultado sóbrio e elegante obtido por meio do uso intensivo do cinza. “Usei o cinza como base para dar destaque às texturas e à riqueza de materiais como o limestone persiano e o mármore grigio armani”, explica.

O cinza é a cor predominante no projeto que, com seu aspecto neutro, impulsiona as outras cores e texturas.

Os tons cinzentos começam a chamar a atenção já na entrada do decorado, quando o visitante se depara com o living integrado combinando variações mais escuras com contrastes mais claros, intensificando a sensação de versatilidade dos móveis e ressaltando elementos como tapetes, cortinas, poltronas e almofadas. O piso limestone persiano é marcante, com sua tonalidade acinzentada que percorre todo a sala e a varanda, intensificando o efeito de integração. O toque feminino e moderno de Patricia concede uma atmosfera de aconchego e calor ao ambiente, que se destaca ainda pelo acabamento primoroso de revestimentos, estantes e bancadas.

Ao adentrar o living, o visitante percebe um ambiente integrado que oferece um design bem trabalhado e conforto.

A composição continua na cozinha, onde o cinza está presente nas paredes e em bancadas, cadeiras e armários. A geladeira cromada e demais eletrodomésticos também seguem o domínio cinzento. Na suíte master e nos quartos dos filhos, o cinza aparece em painéis, na cama, nos móveis de cabeceira e armários. A combinação com móveis e elementos de outras cores neutras, como branco e bege, garante o máximo nível de sofisticação pretendido por Patricia.

Acima, suíte master do apartamento. Além do cinza, cores como o branco agregam à composição.

Outra vantagem dos tons cinzentos é a grande compatibilidade com móveis e objetos de tons metalizados, como ouro, prata ou bronze. Além disso, a cor se encaixa perfeitamente com outra forte tendência da decoração atual: o ouro rosé, caracterizado pela tonalidade rosa muito próxima do cobre. No decorado do Legacy, alguns armários em tons de cinza fazem o contraste com detalhes como puxadores e cabideiros em ouro rosé, criando uma estética de absoluta harmonia e pura sofisticação.

Serviço

O Legacy City Home será erguido na região do Parque Areião, no Setor Marista, e abraça a proposta das “mansões suspensas”, que trazem ao apartamento todo o conforto e amplitude de uma casa. As visitas ao decorado devem ser agendadas por meio do site oficial do empreendimento (www.legacyhome.com.br) e respeitam todas as regras de prevenção ao coronavírus, com distanciamento e uso obrigatório de máscaras.

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752