A Casa Jardin Escandón está localizada no bairro Escandón da Cidade do México. O bairro Escandón teve um boom recente nos últimos anos, com uma vibração nova e jovem. Edifícios art déco coexistem com fachadas históricas e novos edifícios contemporâneos. Texto: v2com. Tradução: Louise Trevisan. Fotografias: Jaime Navarro.
O conjunto habitacional é um complexo de uso misto. O projeto, desenvolvido pela CPDA Arquitectos, traz vida para o interior do complexo com um pátio central e um pátio traseiro separado do limite posterior, permitindo que todas as unidades residenciais tenham luz natural e ventilação cruzada. O complexo é composto por 14 unidades, com 4 de estilo apartamento no piso térreo e 10 unidades de estilo moradia de três níveis localizadas acima.
O acesso principal ao complexo foi desenhado como uma caverna, com teto de duas águas que dá a impressão de ter sido esculpido no volume de pedra. A abertura serve como um espaço de transição entre a rua e o interior do complexo, onde os visitantes são recebidos com vistas emolduradas pela luz, a paisagem e uma entrada em pedra talhada que os afasta da paisagem urbana atrás deles.
O pátio central do projeto abriga uma variedade de plantas e espécies nativas que são favoráveis ao clima local, dispensando a necessidade de manutenção extensa no futuro. A área do pátio é pensada para a contemplação e reflexão, onde o acesso a partir do complexo residencial inicia uma transição gradual para um pátio interior que funciona como um desligamento da vida fora do complexo.
O espaço convida à reflexão e à contemplação, inspirado no jardim central e nas suas várias espécies de plantas e flores. Este jardim interior é o elemento mais importante da proposta de design e os arquitetos apostaram no desenvolvimento de um espaço verdadeiramente mágico onde a arquitetura encontra a permanência e a contemplação.
Ao considerar cuidadosamente a distância, orientação e disposição das varandas voltadas para o pátio central, o resultado oferece uma interação discreta, privada e pacífica entre os residentes e seu jardim compartilhado. O processo foi replicado para os jardins da cobertura, todos apresentando vegetação solar nativa, uma variedade de plantas e folhagens dispostas para fornecer às residências privacidade e abertura, com vista para o céu.
O projeto é a manifestação física da ideia de que a arquitetura pode se conectar tanto com o ambiente construído quanto com o ambiente natural, gerando grandes benefícios por oferecer uma experiência de vida mais completa e harmoniosa.
Arquiteto: CPDA Arquitectos
Empreiteiro geral: Mocaa Arquitectos
Projeto paisagístico: Taller Entorno Paisaje
Área: 2.300 m²
Data de conclusão: 2020
Fotógrafo: Jaime Navarro