Arriscado, criativo e eficiente, projeto de edificação em Granada, na Espanha, explora variedade de tipos especiais de vidro em unidade habitacional.

Desafiando a natureza e projetado para resistir ao clima hostil do Deserto de Gorafe, considerado um dos ambientes mais adversos e extremos da Europa, localizado na província de Granada, na Espanha, a Casa del Desierto tem estrutura de madeira e é totalmente envidraçada. A tecnologia de alta performance e eficiência energética é garantida por lâminas que proporcionam 52% de transmissão de luz e bloqueiam 75% da energia do sol.
Cobrindo apenas 20m², o espaço possui três áreas: quarto, banheiro e sala de estar. A Casa também possui um sistema de tratamento de água, um sistema de geração de energia e um conjunto de painéis fotovoltaicos.
“Esta é uma casa completamente autônoma. Não possui fontes externas de energia, eletricidade ou gás. O objetivo deste projeto é mostrar que, com o vidro certo, o interior ideal pode ser criado em qualquer lugar. É uma prova muito exigente para o vidro”, conta Tomás Kovács, head de Consultoria Técnica para o projeto.

Design interdisciplinar
O design é o resultado dos esforços combinados de uma equipe de arquitetos liderada por Spela Videcnik, da OFIS Architects, juntamente com engenheiros da Guardian Glass e consultores de energia da AKT II e Transsolar. O objetivo do trabalho interdisciplinar foi promover uma estrutura ecológica e eficiente em termos energéticos. Neste projeto, cada tipo de vidro usado para fechar cada espaço tem um impacto direto, demonstrando que é possível transformar o ambiente interior de uma casa com o vidro adequado às mais diversas situações.
“Podermos criar uma casa com uma atmosfera confortável em condições difíceis, como em um deserto, e é o que achamos mais emocionante. A paisagem é linda, além de ser um refúgio perfeito ou até mesmo uma fuga da vida urbana. Esperamos com este projeto demonstrar que é possível criar uma casa de vidro no deserto com um ambiente confortável”, ressalta Spela Videcnik, arquiteta da OFIS Architects.
A Guardian Glass, além de ter um portfólio adequado, tem as ferramentas adequadas para especificar facilmente os produtos, ao mesmo tempo em que fornece consultoria e orientações ao longo do projeto. Com a ajuda dos vidros de alto desempenho da Guardian Glass, arquitetos e designers de interiores de todo o mundo podem projetar e aprimorar o interior ideal.

O local da implantação
Localizado na parte norte da região de Guadix, na província de Granada, na Andaluzia, o deserto de Coloraos de Gorafe deve seu nome às sombras do arenito vermelho e à diversidade das formações rochosas na área moldada pelas peculiaridades do sistema de erosão e pela falta de vegetação.
Milhares de anos de erosão criaram os “Badlands”, chamados assim por sua extrema aridez e aparência de barrancos. Cânions, erosões, barrancos, canais e outras formações geológicas similares compõem a paisagem geral deste deserto, que é considerado um dos ambientes mais adversos da Europa.

Conteúdo publicado originalmente pela Revista aU