Reconstrução de uma casa de família. Texto: Divulgação | Fotos: Alex Shoots Buildings
A reconstrução de uma casa pelo estúdio Arquitetura SOA, República Tcheca, com terraço para as necessidades e uma vida urbana confortável com os padrões atuais para uma família. O mesmo projeto da casa de terraço se repete em algumas ruas, usando telhados pseudo-mansarda, pré-fabricação parcial e materiais do início dos anos 1990.

A diferença de terreno foi aproveitada no projeto original. O piso ao nível da rua com pequenas janelas desaparecia no terreno. A parte de entrada da casa lembrava um porão mal iluminado. Felizmente, a posição final da moradia geminada tem um pequeno jardim com árvores maduras. O jardim era de difícil acesso da casa devido à diferença de altura. Além disso, as salas principais foram orientadas na direção do sol, mas voltadas para a rua. O layout interno correspondia à divisão da casa em apartamentos separados em cada andar com entrada comum. A baixa altura clara no interior (2,5 m) definiu sua atmosfera.


A adaptação, portanto, exigia a unificação da casa em um todo para as necessidades de uma família. A escada tornou-se o centro do layout. A função de serviço do piso térreo permaneceu inalterada. Transforma-se num rés-do-chão próprio com máxima luz natural. A janela recém-adicionada para o hall de entrada permite uma visão mesmo da escada. A extensão da casa é mais profunda sob o terreno e ao nível do jardim, é coberta por um terraço. Abriga uma casa de fitness. O uso de construção diferente é mostrado em concreto aparente.

No primeiro andar, os quartos individuais circundam a escada central criando um espaço interligado. As conexões visuais e as vistas para o jardim tornaram-se um elemento importante do projeto. Uma grande porta de correr liga a sala de estar com o jardim. A folga e a mudança de altura do piso ajudaram a conexão direta com o nível do terreno do jardim. Devido ao aumento da altura da sala, todo o piso ficou mais dinâmico.

Os ambientes
O piso superior acomoda quartos acessíveis a partir de uma pequena passarela ao redor da escada. O quarto principal tem um vestiário e banheiro privativo. A sala de estudo previamente planejada mudou durante a construção em um quarto adicional.
A divisão exterior da casa baseia-se na forma uniforme da mansarda original. O revestimento da fachada feito de placas de fibrocimento transita para o telhado. Janelas de carvalho com vidros sem moldura são conectadas opticamente com a borda do telhado. O revestimento do telhado integra uma persiana retrátil que cobre toda a área do terraço no jardim.

O pequeno jardim foi suficiente para satisfazer todos os requisitos para o uso atual. As vistas interiores definem a sua composição. Apesar de exigir mudanças no jardim, a velha cerejeira manteve a sua característica dominante. Algumas semanas depois de se mudar, toda a família colheu cerejas.

Para mais informações, acesse www.soa.cz