Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Casa C+G por DESK architectes

Os arquitetos da DESK projetaram a renovação completa do interior desta residência de dois andares em Vieux-Longueuil como uma oportunidade para aprimorar a qualidade arquitetônica de uma residência típica de subúrbio. Texto por: v2com. Tradução: Louise Trevisan. Fotos: Maxime Brouillet.

O projeto C + G é um exercício de reabilitação de uma divisão suburbana típica. Ele revela o potencial de esconder em casas antigas em um mercado imobiliário onde novas construções são frequentemente preferidas.

No contexto

Localizado na orla de Vieux-Longueuil, este típico andar dividido dos anos 80 permaneceu praticamente inalterado desde sua construção. Esta residência merecia uma reforma para acomodar adequadamente seus novos ocupantes: um jovem casal de Montreal que desejando desfrutar das qualidades de uma casa suburbana isolada enquanto permanecem próximos ao centro comercial de Montreal.

A missão era projetar a renovação completa do interior do edifício. A cozinha, o banheiro e o quarto principal tiveram que ser completamente remodelados. Era necessário não só substituir todos os acabamentos interiores, mas também criar uma nova estética significativa, ampliando as qualidades intrínsecas do edifício e otimizando a relação funcional entre as divisões.

O projeto

O conceito arquitetônico da DESK Architectes aproveita as características típicas de um andar térreo de dois andares. A sala de estar desses edifícios é geralmente um longo espaço aberto, sem uma hierarquia espacial. O conceito, portanto, propõe organizar o espaço, sem particioná-lo, por meio da adição de claustras metálicas e blocos de móveis embutidos. Assim, esses elementos escuros são orientados de forma a enfatizar a ligação da frente para o fundo da sala. Eles enquadram as vistas e o tráfego da entrada ao terraço sem obstruí-los.

A escadaria que liga a sala à cozinha serviu de oportunidade para criar, do lado da sala, uma bancada em carvalho branco em continuidade com os degraus da escada. Do lado da sala de jantar, uma pequena parede de gesso funciona como um guarda-corpo que esconde a mesa da sala, mantendo a relação visual entre os dois níveis.

A cozinha, antes organizada em “U”, foi totalmente reconfigurada. Dois grandes blocos integrados agora se enfrentam para enquadrar uma vasta ilha funcional. A nova configuração da cozinha proporciona mais espaços de arrumação e liberta a parede posterior para permitir aberturas mais amplas para o quintal.

O banheiro foi reconfigurado para criar duas áreas distintas; a zona clara combina a penteadeira, o armário de remédios e o banho, enquanto a zona escura combina o vaso sanitário e um chuveiro italiano.

Ficha Técnica

Projeto: reforma residencial
Cliente: Privado
Local: Longueuil, Quebec, Canadá
Orçamento: $ 180.000
Data: Projeto 2019 / Construção 2019-2020 / Concluído em 2020
Área: 2.010 pés2 (187 m2)
Arquitetos: arquitetos DESK
Gerentes de projeto: Etienne Duclos & Kévin Sylvain
Empreiteiro geral: Projets H.E.T.A.
Marcenaria: Ébénisterie ALD
Pisos: Unik Parquet Fotógrafo: Maxime Brouillet 

Confira mais fotos:

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752