Essa versátil cabana de madeira, do designer holandês Caspar Schols, ganhou o prêmio de Projeto do Ano 2021 Architizer A + Awards, internacionalmente aclamado. Divulgação: v2com. Traduzido por: Louise Trevisan. Imagens: Jorrit ‘t Hoen e Tonu Tunnel .
Projetada para viver dentro dos elementos através da configuração de suas camadas, ANNA Stay é uma casa de madeira dinâmica em forma de plataforma aberta. Permite ajustes em seu exterior de madeira e interior de vidro para se adaptar a qualquer ocasião, humor ou condição climática.
Vivendo com a natureza
A ideia de ANNA Stay é derivada de um desejo de viver com os elementos da natureza, ao invés de protegê-los. “É principalmente sobre estar ao ar livre e sobre como criar uma interação dinâmica entre você, a cabana ANNA como sua casa, e a natureza”, explica Schols.
A cabana tem duas ‘conchas’ diferentes como paredes externas, apoiadas em trilhos. A parede interna, composta por uma estrutura de madeira e vidro, é separada da parede externa de madeira coberta. Ao deslocar as conchas e a estrutura de vidro, diferentes configurações são possíveis. “Assim como você ajusta suas roupas de acordo com o clima, seu humor ou a ocasião”, continua Schols.
A capacidade de adaptação e mudança da cabana permite que seus habitantes sigam seus sentidos. “Ela dá a liberdade de viver em abundância e cultiva o sentimento de pertença. Você se torna parte de tudo ao seu redor, e eu acredito que todos reconhecem esse sentimento profundamente. ” Schols diz.
Prêmio Projeto do Ano
Com mais de 5.000 inscrições, de mais de 100 países, o Prêmio A + Awards é o maior programa de prêmios do mundo para arquitetura e produtos de construção, com cinco prêmios Project of the Year entregues ao impacto da arquitetura campeã na vida cotidiana.
“Estamos muito satisfeitos em receber este Prêmio de Projeto do Ano do Architizer A + Awards. Ser reconhecido com este prestigioso prêmio é uma grande honra ”, afirma Schols. “Com ANNA Stay, queremos convidar as pessoas a experimentar a vida ao ar livre e criar uma conexão mais profunda com a natureza, consigo mesmo e com os outros. Acreditamos que o aumento dessa sensibilidade resultará em mais amor e cuidado pela natureza, pelo planeta e pelas pessoas em geral. ”

Sobre Caspar Schols
Depois de terminar o ensino médio, Caspar Schols obteve um BSc e um MSc em Física pela University of Amsterdam, trabalhando em seu último ano do programa de mestrado em pesquisa na fabricante de chips ASML (2015). Nesse mesmo ano, foi selecionado para seguir o ano de introdução na Gerrit Rietveld Academy of Arts.
Em 2016, Schols projetou e construiu a Garden House para sua mãe. A publicidade em torno da Garden House levou a uma série de indicações ao prêmio, incluindo o prêmio Dirk Roosenburg (Eindhoven), o Radical Innovation Awards (Nova York) e o prêmio Dezeen de pequeno edifício do ano (Londres). A primeira cabine se tornou um dos 3 projetos arquitetônicos mais populares de 2017 na Holanda. Na mesma época, ele recebeu uma bolsa para estudar na Architectural Association em Londres (2016-2019). Atualmente trabalha em diversos projetos de arte e arquitetura, entre eles o Cabin ANNA.

Sobre ANNA Stay
Sem qualquer formação em arquitetura, Schols começou seu projeto em 2016 depois que sua mãe lhe pediu para projetar uma cabana. Schols estava procurando um conceito para criar uma conexão dinâmica entre o homem, a natureza e o lar. Para sua mãe, ele imaginou um espaço flexível onde ela pudesse ler ou pintar, organizar jantares em família e onde seus netos pudessem visitar e fazer apresentações teatrais. O projeto original foi desenvolvido no ANNA Stay, voltado para ocupação de curto ou longo prazo.