Biblioteca Nacional contará passado urbanístico e arquitetônico do Rio em exposição

0
53

Mostra será inaugurada ano que vem

Demolição do Palácio Monroe, em 1976, por Rossini Perez Foto: Acervo Biblioteca Nacional / Agência O Globo

Uma exposição inédita, organizada pela Biblioteca Nacional, expõe documentos raros para contar, no ano que vem, a história da paisagem carioca. Mapas e itens de iconografia mostrarão a evolução da cidade, dos tempos coloniais ao século XX, já que o acervo da biblioteca possui 9 milhões de itens e abrange os mais de 400 anos de Rio de Janeiro. A seleção do material ainda está no início, já que a exposição será montada para o Congresso Mundial de Arquitetos em julho de 2020.

A visita terá como ponto de partida a cidade de caráter barroco, que nasceu sem planejamento. Dessa época, há uma perspectiva da “Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”, de 1765, do artista e escritor inglês James Forbes, que desenhou o litoral do Centro com suas casinhas, torres de igrejas e os morros do Castelo e do Mosteiro de São Bento, tendo a cadeia de montanhas do Rio atrás, a partir de uma visão da Baía de Guanabara pontuada por embarcações à vela.

Igreja da Glória: desenho a lápis do austríaco Thomas Ender, do início do XIX Foto: Acervo da Biblioteca Nacional / Agência O Globo
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments