Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

Bar Wine Garden

O Bar e Restaurante Wine Garden une o design e a arquitetura criando um espaço de convivência que emula um grande jardim através do paisagismo empregado. Texto: Maylson de Alencar. Fotos:  Júlia Tótoli.

Criado inicialmente como um espaço temporário no Pontão do Lago Sul de Brasília, o Bar e Restaurante Wine Garden tornou-se um espaço permanente devido a adesão do público.

O Projeto

O escritório Babel Arquitetura foi o escolhido para projetar esse espaço, chegando a uma proposta de descomplicar o vinho, tornando o lugar mais convidativo para todos os públicos e preservando sua elegância. Assim, os wine bars internacionais, locais que enfocam no paisagismo marcante, foram a referência desse projeto.

A primeira demanda dos clientes foi a substituição da cobertura temporária por uma permanente para as estações chuvosas.

“Optamos então por construir uma grande estrutura: metálica, com um jogo de formas anguladas, cores bem fortes de amarelo e ocre, e transparências para contrastar e evidenciar o céu azul de Brasília. Tudo isso criando movimento e marcando as áreas de entrada, bar, cozinha, estar e banheiros.

O ponto principal do projeto é o paisagismo, com o objetivo do público se sentir em um grande jardim. Desta maneira, o canteiro do terreno foi planejado para diferentes espécies de plantas, enquanto a estrutura da cobertura é recoberta de trepadeiras e painéis telados fixados em alturas variadas que apoiam  para os vasos de diversas folhagens. 

Também, fixadas nessa cobertura, ficam as luminárias pendentes artesanais feitas especialmente para o local, com cúpulas de tecido em formas variadas e cordões de luzes.

Espaços cobertos

O bar fica próximo da entrada, atua como uma área de espera e também como uma área de estar informal. O balcão é um compartimento de vidro em que os clientes interagem depositando as rolhas dos vinhos consumidos.

Os volumes das áreas da cozinha e banheiros se destacam pela cor roxa e suas estruturas de contêiner, criando um contraponto industrial no projeto.

Espaço descoberto

Na parte descoberta, se localizam lounges com assentos estofados e mesas baixas, que configuram um espaço atrativo em tempos sem chuva para o público, preservando a vista para céu aberto e a paisagem do Lago Paranoá.

Desenhos técnicos
Ficha Técnica

Nome: Wine Garden

Área total: 390m2

Arquitetos: Babel Arquitetura

Ano: 2021

Fotografias: Júlia Tótoli

Colaboradores: Amanda Rabelo

Arquitetos Responsáveis: Plínio Barros, Sophia Rabelo, Tharla Stambassi

Cidade: Brasília – DF

País: Brasil

Fornecedores:

Paisagismo: Fábio Camargo

Mobiliário interno: Art D’Ville

Iluminação: Só Luz

Pendentes artesanais: Jô

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752