Terca-Feira, 30 de Maio de 2023

Balanços e vãos sobre o relevo

Implantação de casa no interior de São Paulo minimiza movimentos de terra e privilegia estrutura de concreto armado sobre a topografia em aclive

Localizada no interior de São Paulo, em um loteamento da Fazenda Vila Real de Itu, a residência projetada pelo escritório Olegário de Sá possui um terreno de 3.290 m² com uma área de 906,42m² construída. Dividida em dois pavimentos com três setores distintos, a residência possui área de serviço, área social e área privativa, respeitando a topografia natural do terreno, separando os ambientes de serviço no pavimento inferior e as áreas sociais e privativas no superior.

A implantação

A proposta dos grandes balanços foi resultado do estudo topográfico do lote. “Procuramos evitar grandes movimentações de terra para definição do nível de implantação. Além de reduzir custos, esta análise possibilitou tirarmos partido do relevo natural e compormos trechos de balanço, além de grandes vãos suspensos”, explica o arquiteto. 

O coração da casa

A área social é o centro da casa, possui um living extenso, um gourmet de aproximadamente 85m², uma piscina e um pátio externo que é o núcleo da residência. Toda a área privativa e social tem acesso a esse pátio, seja física ou visualmente, estimulando o convívio familiar no local. “A concepção do projeto vem do desejo de tornar a área social o centro de vivencia da casa. Dessa forma desenvolveu-se um projeto com um pátio central de forma que todos os ambientes da área interna social e da privativa fossem voltados para esse pátio”, destaca os arquitetos do escritório Olegário de Sá.

Materiais

O concreto bruto é o grande destaque. Além disso, foram utilizadas aberturas de vidro, revestimento de madeira e pedras naturais, criando contrastes na simplicidade da forma horizontal proposta, observada nas fachadas principal e lateral da residência. “Apesar de ser uma casa de concreto armado, o balanço e o vão livre da cobertura da garagem na fachada frontal somados às grandes aberturas de vidro proporcionam leveza ao conjunto da obra”, explica. Para ampliar o recurso sustentável da obra, grandes aberturas como janelas, portas e domus foram projetadas para maior iluminação e ventilação natural, reduzindo o consumo energético. O jardim frontal da garagem possui piso semipermeável.

Espaço gourmet

“O espaço gourmet está posicionado de forma a participar da vida ativa dos demais ambientes da área social da residência. Concentramos os equipamentos maiores como churrasqueira e forno de pizza na parede contrária à cozinha e, na bancada oposta, utilizamos equipamentos de refrigeração baixos, como por exemplo uma geladeira horizontal”, explica Sá. 

Ficha técnica

Arquiteto responsável: Olegário de Sá
Localização: Residencial Fazenda Vila Real, Itu, São Paulo
Ano de conclusão da obra: 2018
Área total construída: 906,42 m2 
Construção: Limongi Engenharia
Fornecedores: Allpex, Pagliotto, Palimanan e Dell Anno Atelier

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 30 de Maio de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752