Sábado, 02 de Julho de 2022

As casas irmãs

Reinterpretando a arquitetura clássica das casas do bairro, esse projeto traz modernidade e se integra com o entorno criando duas casas “irmãs”. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Tom Arban Photography Inc.

Projetada e construída ao longo de 10 anos, a primeira casa foi concluída em 2011, e a segunda casa em 2021. As residências de 3.000 metros quadrados estão localizadas em uma única rua no centro de Toronto, que é um distrito patrimonial com casas históricas. Na região, a aprovação para construir é supervisionada pelos Serviços de Preservação do Patrimônio, que geralmente determinam um estilo tradicional. No entanto, as casas existentes em ambos os lotes eram projetos da década de 1960 sem mérito arquitetônico.

Tanto o cliente quanto o sócio arquitetônico, Michael Taylor, sentiram que tentar construir uma nova casa para replicar o estilo das casas antigas na rua não seria bem sucedido, nem era apropriado tentar. Em vez disso, ele e sua equipe de design se propuseram a encontrar maneiras de referenciar o vernáculo vitoriano circundante através de escala, proporção e cor.

Uma característica distinta de muitas das casas antigas do bloco era uma empena vertical e varanda da frente. Isso inspirou a configuração da fachada frontal da primeira casa com uma janela de dois andares que capta a proporção dessas empenas, e a inclusão de uma varanda frontal. No entanto, em vez de tratá-los como dois elementos distintos, a varanda e a bay window são unificadas em uma composição que se dobra da saliência da varanda para se tornar a moldura circundante da bay window.

A segunda casa também tem uma varanda que continua a sequência de varandas das casas vitorianas adjacentes. As janelas altas do segundo andar são cercadas por uma estrutura metálica projetada, e colocadas em uma fachada de tijolo vermelho. De tamanho aleatório, eles evocam as janelas dormer das casas vizinhas em uma composição contemporânea.

Um dos desafios era esconder as portas da garagem, já que não havia outras portas de garagem de frente para a rua. A solução para ambas as casas era revestido as superfícies da fachada do térreo — a porta da garagem, as paredes, a porta da frente e o soffit da varanda — com o mesmo material. A equipe originou um produto de painel chamado Trespa, um painel laminado compacto de alta pressão baseado em resinas termofixas, reforçado de forma homogênea com fibras à base de madeira com uma camada de superfície impressa que se parece com carvalho e é virtualmente indistinguível da madeira real, exceto que é livre de manutenção.

O cliente atuou como empreiteiro geral para ambas as casas, além de contribuir para o projeto de interiores. Sua intenção era ocupar a primeira casa e depois vendê-la uma vez que a segunda casa estava completa e pronta para se mudar.

As lições aprendidas com o projeto e construção da primeira casa foram aplicadas na segunda casa, incluindo recursos de design para melhorar a eficiência energética. O térreo apresenta aquecimento radiante no chão, o que proporciona uma economia significativa de energia durante os meses de inverno.

Telhados planos foram construídos com isolamento contínuo no topo do convés, em vez de com isolamento entre vigas, permitindo um nível superior de isolamento e eliminando a ponte térmica. A calçada dianteira possui uma pegada mínima (2 faixas paralelas), construídas com pavers permeáveis para maximizar a absorção natural da água.

Ambas as casas são organizadas em torno de um átrio iluminado central com luz natural abundante, e têm copas personalizadas acima dos terraços, que maximizam os ganhos de calor passivo no inverno, ao mesmo tempo em que fornecem sombra no verão.

Desenhos Técnicos

Ficha técnica

Tamanho: Residência I: 3.000 pés quadrados; Residência II: 3.500 pés quadrados.

Localização: Toronto, Canadá

Compleção: Residência I: 2011; Residência II: 2021

Escritório: Taylor Smyth Architects

Equipe de projeto: Michael Taylor, Sócio-encarregado; Marco Bonatti, Arquiteto de Projetos

Fotos: Tom Arban Photography Inc.

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752