Na ocasião, os participantes puderam retirar exemplares gratuitamente da segunda edição impressa da revista

O primeiro dia da Expo Revestir levou centenas de pessoas ao pavilhão do Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento que mobiliza o setor de arquitetura e construção civil chega em sua 18ª edição cheia de novidades para arquitetos, designers, decoradores e lojistas. A ArqXP esteve presente, ontem, no estande da Conteúdo_ para falar sobre arquitetura e emoção com os convidados Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira e Jéssica Filla, jornalista e designer de interiores criadora do blog De.aluguel. A conversa teve mediação de Gustavo Curcio, fundador da publicação.

Abrindo a rodada de talks que ocorrerão até o encerramento da feira, os profissionais trouxeram pontos interessantes sobre a relação das pessoas com a moradia, mesmo que que seja uma casa alugada (um dos focos da influencer Jéssica Filla). O De.Aluguel, por exemplo, nasceu em 2017 a partir de uma demanda pessoal de Jéssica. “Eu morava numa casa própria e precisei mudar para uma alugada e percebi que ninguém falava de decoração para imóveis alugados especificamente”, relembra. A função da plataforma de conteúdo e serviço, segundo ela, é mostrar como é possível levar identidade e personalidade independente do espaço ser próprio ou não.

Já Giancarlo Latorraca trouxe para discussão o que realmente é causar essa emoção quando se fala de arquitetura e relembrou que historicamente a profissão do decorador foi muito renegada na implantação do movimento moderno no Brasil, sendo que é uma disciplina de estudo sério nas maneiras de morar de alguns países como Itália, por exemplo. “Acredito que tem importância e coloco uma questão: O designer de interiores seria esse profissional que cria essa fixação em última instância entre o corpo e a parte externa da casa? Vale lembrar que a origem etimológica de decoração remete a guarda da memória no coração”, comenta.  Latorraca mostrou também um trabalho desenvolvido pelo Museu chamado “Casas do Brasil”, projeto de documentação e reflexão sobre o morar brasileiro e o novo “Casas do Brasil: Conexões Paulistanas” exposição que mostrará a grande massa brasileira construída dentro das periferias da capital paulista.’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.