Agenda

ArqXP marca presença RICS Secovi-SP Summit Brasil 2019

Foto: Calão Jorge

A ArqXP esteve presente no RICS Secovi-SP Summit Brasil 2019. O evento teve o objetivo de provocar uma discussão ampla para entender diferentes aspectos da 4ª revolução industrial e explorar como os investidores e outros players da indústria da construção podem garantir que edifícios e cidades sejam resilientes e economicamente vibrantes no futuro.

Basílio Jafet, presidente do Secovi-SP, discursou na abertura. Jafet iniciou seu discurso com um resgate histórico sobre as revoluções industriais, detalhando uma por uma. “Parece que não, mas os conceitos mudam muito rapidamente”, complementa. Por fim, Jafet aborda a quarta revolução industrial. “São novas maneiras e novas tecnologias que vão mudar completamente nossa percepção de mundo. Talvez o grande nome disso seja inteligência artificial”, afirmou. Se referindo a Yuval Noah Harari, autor de Sapiens, Basílio citou as modificações que as novas tecnologias provocaram no ser humano. “Vai ser um mundo completamente diferente do que podemos imaginar hoje”, finalizou.

Foto: Calão Jorge

Sabina Deweik, coach ontológica e caçadora de tendências há 18 anos, abriu o painel “Pessoas, lugares, possibilidades”. Segundo ela, caçador de tendência é um profissional que capta sinais emergentes da sociedade em várias áreas e as analisa para interpretar e relatar para marcas como vai ser o futuro. “Nós estamos em um mundo em transição, deixando os antigos paradigmas e valores”, afirmou. Em seguida, traçou um paralelo entre os valores antigos e os atuais. Os antigos, em uma época definida por como “economia do olho”, se preocupavam mais na venda da imagem, e hoje, na “economia da língua”, que se preocupa mais na venda de experiências.

Foto: Calão Jorge

Em seguida, Renato Meirelles, presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, mostrou dados referentes às últimas pesquisas. Entre eles, destacou principalmente as análises referentes a moradia: 12,5 milhões de brasileiros moram em favelas; há hoje 68,2 milhões de domicílios no Brasil; o país contempla 137 milhões de internautas; entre outros. Neil Shah, Diretor Geral para as Americas da RICS, finalizou o painel trazendo um retrospecto da participação da companhia no setor imobiliário.

Foto: Calão Jorge

Em seguida houve o painel “Construir para o futuro”. Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon, trouxe sua experiência de mercado e mostrou como a dinâmica está mudando. Hoje, há uma quebra da lógica tradicional. Adriano Sartori, vice-presidente da CBRE, debateu sobra a mudança da dinâmica das lojas como o novo meio de trabalhar o e-commerce e as lojas físicas. Por fim, Adriano Mantesso, vice-presidente sênior da Ivanhoé Cambridge, abordou o papel do shopping como um hub social dos dias atuais.

Foto: Calão Jorge

Categorias:Agenda, Content

Marcado como:, , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.