Sábado, 02 de Julho de 2022

Arquitetura na Paisagem Italiana

Sede da Furla “Progetto Italia”: um projeto de arquitetura industrial e escritório integrado na natureza, onde o ambiente de trabalho, a sustentabilidade e a paisagem são concebidos de forma harmoniosa. Texto: Divulgação | Fotos: Fernando Guerra

A nova Sede da Furla está localizada em Tavarnelle Val di Pesa, na província de Florença, imersa na zona de Chianti. O projeto destaca um tema primordial: a integração da arquitetura industrial na paisagem italiana, proporcionando uma oportunidade de repensar a qualidade do espaço de trabalho. 

Arquitetura e natureza se misturam perfeitamente em todas as direções para criar um elemento único onde o design e a paisagem do Chianti (definida por colinas, patrimônio e áreas agrícolas) se comunicam harmoniosamente.

A fábrica da Furla ocupa 42.000 m2 de terreno – 18.300 m2 construídos – e tem três volumes principais (um para escritórios, dois para laboratórios e logística) concebidos para se integrarem harmoniosamente na paisagem envolvente, sem demasiados contrastes. Arquitetura e natureza coexistem em um equilíbrio funcional.

A morfologia do terreno é verdadeiramente tida em consideração e é potenciada através de três elementos fundamentais – a entrada, os terraços e a Praça da Furla – que definem áreas claras em torno dos volumes do edifício. Graças a um sistema de pátios e telhados verdes com vista para a área arborizada, a natureza cruza as fronteiras entre o interior e o exterior. A entrada principal lembra o arquétipo do acesso à villa toscana: uma fileira linear de ciprestes acolhendo os visitantes e mostrando o caminho. Esse ritmo é replicado na fachada dos prédios com lâminas de filtro solar.

A entrada para os escritórios, com a recepção de pé-direito duplo e o grande salão ao ar livre, torna-se o ponto onde as fronteiras entre arquitetura e paisagem se fundem. Os interiores foram concebidos de forma a ter uma verdadeira flexibilidade de layout. A sequência ordenada de escritórios é pontuada por pátios verdes, ou espaços de relacionamento.

A natureza é um elemento de destaque, não apenas por sua beleza (colinas de Chianti), mas também porque cria um ambiente agradável uma vez integrado ao edifício: pátios, coberturas verdes e luz natural contribuem para um habitat de trabalho mais sustentável, onde as pessoas podem também relaxar e desfrutar do contato com a natureza. Finalmente, a sustentabilidade desempenha um papel fundamental neste projeto, que foi concebido para cumprir as melhores práticas de energia verde.

Para mais informações, acesse www.geza.it/pt/

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752