Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022

Arquitetura e multimídia

CLOU architects apresenta empreendimento com sistema de fachada multimídia e uma grande área de espaço social ao ar livre. O escritório visa integrar a forma arquitetônica e a promoção digital em um todo coerente. Texto: Divulgação | Fotos: Arch-Exist

UNIFUN Tianfu Chengdu localizado em Chengdu, China, é um edifício que apresenta uma estética inspirada no Cubo de Rubik. Módulos de pixel branco com detalhes em vermelho e grandes sistemas de fachada multimídia criam diferentes efeitos espaciais e visuais com o passar do tempo.

Acima, fachada do empreendimento.

Durante o dia, os volumes cuboides misturam-se com o ambiente ordenado da comunidade e apresentam uma grande área de terraços ao ar livre para os moradores desfrutarem da vida nas ruas. Já à noite, a luz penetra pelas aberturas das juntas dos painéis de alumínio, enriquecendo a paisagem urbana noturna com uma sensação de futurismo. A arquitetura pode ser interpretada como uma interface entre o mundo virtual e físico.

Fachada de dia.
Fachada iluminada à noite.

Semelhante ao Maison de la Publicité, de Oscar Nitzchke com Hugo Herdeg, o UNIFUN mostra como a utilidade da iluminação e da fotomontagem transforma o edifício em um dispositivo de mídia que traz uma nova compreensão da fachada para o mundo da arquitetura. Um dos fatores importantes que afetam a fachada de mídia é a tecnologia de iluminação, já que o visual de uma fachada regular pode ser variado pela iluminação para apresentar uma série de padrões de fluxo livre. Diferentes efeitos podem ser ajustados continuamente para alterar a fachada do edifício e também interagir melhor com a tela multimídia. Da luz à sombra, cor e mudanças gráficas do sistema de fachada, a CLOU architects espera obter diferentes efeitos visuais para o UNIFUN.

Uma das características do edifício é a possibilidade de diferentes efeitos de iluminação que interagem com a tela multimídia.

O projeto busca integrar a tecnologia online e as sensibilidades comerciais à arquitetura por meio de sistemas modulados de fachada interativa. A tela digital, como uma atualização da propaganda de fachada tradicional, pode transmitir conteúdo empolgante e informativo em tempo real, como imagens de marca, propaganda online, atividades de mídia social e informações de eventos offline.

A tela digital pode exibir conteúdo, como propagandas.

Além do conceito de “cubo”, a fachada também foi inspirada na cultura dos jogos e na era das redes sociais. O projeto apresenta painéis de vidro com cortinas de LED que podem ser desenvolvidos em uma plataforma para complemento do contexto digital. Neste panorama, o objetivo é entregar um design inovador que responda à perspectiva estimulante de desenvolvimento regional, ao mesmo tempo que abre as possibilidades e amplia o alcance da arquitetura.

Destaque para os painéis de vidro com cortinas de LED do edifício.

Ficha Técnica

  • Nome do projeto: UNIFUN Tianfu Chengdu;
  • Cliente: China Overseas;
  • Localização: Rua Xianghe San, distrito de Tianfu, Chengdu, China 7;
  • Área de Construção: 42.500 m²;
  • Projeto de fachada: arquitetos CLOU;
  • Equipe de design: Jan F. Clostermann, Lin Li, Wenlei Ma, Myungin Lee, Sebastian Loaiza, Na Zhao;
  • LDI: Consultores de design de Hong kong huayi (Shenzhen) LTD;
  • Consultor de fachada: SuP Ingeneure GmbH;
  • Consultor de iluminação: Beijing Pro Lighting Design Co. LTD;
  • Design de interiores: Callison RTKL;
  • Fotos: Arch-Exist.

Serviço

Para mais informações sobre a CLOU architects e o projeto, acesse www.clouarchitects.com.

Compartilhar artigo:

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752