Content

Arquitetura é mercado em expansão com 5,4% mais atividades em 2018

SPANUARIO

O mercado de Arquitetura e Urbanismo vem mostrando fortes sinais de recuperação. Os números de atividades registradas por arquitetos e urbanistas por meio de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) vêm crescendo a cada ano. Em 2018, os profissionais registrados no CAU realizaram mais de 1,5 milhão de atividades. Isso significa um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. Os estados que mais contribuíram para o crescimento do mercado foram São Paulo – 9% mais atividades – e Santa Catarina – 7% mais atividades. São, respectivamente, o primeiro e o terceiro estados com maior número de atividades de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, por exemplo, concentra 25% dos serviços realizados em todo o Brasil.

SPANUARIO2

Execução de obras é destaque

Houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que no ano anterior. Em 2017, esse tipo de atividade também cresceu mais que 6% – o dobro da média nacional naquele ano.

Outros três campos de trabalho também vêm se destacando pelo seu crescimento: Engenharia de Segurança do Trabalho (22% de alta em 2018), Acessibilidade (18% de alta) e Meio Ambiente (14% de alta). Apesar de somarem poucas atividades se comparadas ao total de trabalhos realizados no Brasil, são mercados em franca expansão para arquitetos e urbanistas.

SPANUARIO3

Perfil dos Arquitetos e Urbanistas

Esse total de 1,5 milhão de atividades foram realizadas por 166.194 arquitetos e urbanistas – número de profissionais registrados ao final do ano passado. Trata-se de uma profissão dominada por mulheres jovens, com menos de 40 anos. Maioria dos profissionais ainda está concentrada da Região Sudeste, com um terço deles apenas em São Paulo. O maior estado do Brasil formou mais de 3.500 novos arquitetos e urbanistas em 2018.

SPANUARIO4

Prêmios e Concursos

Houve um recorde de Concursos Nacionais de Arquitetura e Urbanismo no ano passado: foram 14 no total, abrangendo desde o Masterplan da Orla do Lago Paranoá, em Brasília, até a Nova Sede do CAU/TO, passando por projetos de habitação social, escolas e renovação urbana. Vale a pena conferir os novos talentos que estão sendo revelados no cenário nacional!

Também estão listados os arquitetos brasileiros que se destacaram em concursos e prêmios internacionais, com destaque para as várias distinções concedidas aos arquitetos e urbanistas dos escritórios Rosenbaum e Aleph Zero, responsáveis pelo projeto das Moradias Infantis do Araguaia. Eles venceram o Prêmio Internacional do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA), o Prêmio Archdaily Obra do Ano, e conquistaram o terceiro lugar no Prêmio oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana.

Clique aqui para ver o post original da matéria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.