Rosa Klias exibe o Colar de Ouro 
Reprodução CAU/BR  Foto: Daniela Demartini

Durante a cerimônia de abertura da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada em 13 de setembro, a arquiteta e urbanista Rosa Kliass recebeu o Colar de Ouro do IAB. O prêmio é um símbolo do reconhecimento da entidade para profissionais e personalidades que colaboraram para o engrandecimento da Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

Rosa foi a primeira mulher a receber o prêmio, assim como a primeira a compor a diretoria do IAB-SP, em 1959, e fundadora e primeira presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), em 1976.

A arquiteta é considerada como dos mais importantes nomes da arquitetura da paisagem no Brasil, que tem uma tradição reconhecida internacionalmente desde Roberto Burle Marx.

Rosa possui projetos de espaços públicos espalhados por todas as regiões do país. Entre eles estão espaços da relevância da Avenida Paulista e do Vale do Anhagabaú, Parque do Forte, em Amapá, Mangal das Garças, em Belém, Parque das Esculturas, junto ao Museu de Arte Moderna de Lina Bo Bardi, em Salvador.

“Em um tempo em que a disposição para ouvir e respeitar a opinião do outro é cada vez mais rara, em um momento em que a democracia e a garantia da diversidade encontram-se ameaçadas no Brasil, o Instituto de Arquitetos do Brasil outorga sua maior comenda a uma arquiteta que, há 64 anos, se dedica a criar espaços públicos – na mais verdadeira acepção da palavra público – em todo o país: Rosa Grena Kliass”, disse Nivaldo Andrade, presidente do IAB/DN, durante a cerimônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.