Sábado, 02 de Julho de 2022

Armadura atenuante

O escritório ENOTA foi responsável pela intervenção em um conhecido hotel em Lipica na Eslovenia atenuando o edifício com uma curiosa membrana geométrica que envolve toda a estrutura. Texto: v2com. Tradutor: Maylson de Alencar. Fotos: Miran Kambic.

A Fazenda Stud Lipica  é um dos monumentos naturais e culturais mais notáveis ​​da Eslovénia. A área de paisagem cárstica cultivada compreende pastagens dispostas e áreas de prado com cercas de proteção, bosques de carvalhos e alamedas de árvores. O núcleo histórico construído de Lipica surgiu como um todo nas primeiras décadas do século XVII e, ao longo dos tempos, continuou a se desenvolver. Na década de 1970, foram construídos grandes edifícios de alojamento turístico em resposta ao excepcionalismo da Coudelaria Lipica despertando o interesse de visitantes de todo o mundo.

O Hotel Maestoso é o maior de todas as estruturas de alojamento turístico de Lipica, sendo o principal ponto de contato entre os visitantes e o ambiente da coudelaria. A sua aparência relativamente agressiva – devido à utilização de elementos arquitetônicos de uma determinada época – contrasta fortemente, até mesmo perturbadoramente, com a suavidade dos caminhos de acesso utilizados para aceder ao conjunto. Uma linha distinta de cercas brancas, ondulando entre as alamedas de árvores verdes e a paisagem natural preservada de manadas de cavalos brancos, termina abruptamente na área de estacionamento e na presença dominante de um edifício de hotel existente.

Um foco principal na concepção da renovação e expansão do hotel foi encontrar uma maneira de atenuar a presença do edifício no espaço. Esse foco levou a um plano para desmaterializar as massas construídas. A intervenção proposta foi purgar a fachada do hotel de todos os elementos arquitetônicos adicionados e unificar a expressão da estrutura, estabelecendo uma nova estrutura leve de varandas.

A nova membrana estrutural que envolve toda a área do hotel e da piscina estabelece uma espécie de amortecedor entre os edifícios e a paisagem. O jogo de luzes e sombras desfaz as massas monolíticas construídas e, juntamente com o esverdeamento previsto do volume existente com plantas trepadeiras, desmaterializa ao máximo o edifício, conferindo-lhe um carácter distintivo e reconhecível.

Os interiores do renovado hotel e da seção da piscina foram concebidos como uma interpretação moderna dos espaços interiores das cavalariças. Assim, o programa público é concebido como um espaço particularmente flexível, com paredes divisórias dobráveis ​​que o tornam adaptável a qualquer necessidade.

O edifício existente foi despojado de sua estrutura de concreto bruto, que permanece visível e atua como uma moldura adequada para as mínimas intervenções adicionais, garantindo uma expressão calorosa do espaço interior. O uso de materiais encontrados em estábulos, iluminação cuidadosamente projetada e móveis pequenos e móveis se combinam para formar um espaço acolhedor que logicamente aprimora o programa e a localização exclusivos do complexo.

Ficha técnica

Ano: 2018

Status: Construído em 2021

Área de construção: 7.785 m2

Área do local: 9.970 m2

Pegada: 3.440 m2

Custo: 11.500.000 EUR

Cliente: Holding Kobilarna Lipica

Local: Lipica, Eslovênia

Coordenadas: 45°40’07.1″N 13°52’57.1″E

Arquitetura: ENOTA

Equipe do projeto: Dean Lah, Milan Tomac, Polona Ruparčič, Nuša Završnik Šilec, Jurij Ličen, Carlos Cuenca Solana, Eva Tomac, Urška Malič, Jakob Kajzer, Sara Mežik, Peter Sovinc, Eva Javornik, Peter Karba, Sara Ambruš, Goran Djokić

Colaboradores: Ivan Ramšak (engenharia estrutural), Nom biro (serviços mecânicos e instalações elétricas), Bruto (arquitetura paisagística)

Fotografia: Miran Kambič

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752