Domingo, 26 de Setembro de 2021

Apelo atemporal, uma expressão universal

Flutuando e brilhando no alto do Caesars Forum Convention Center em Las Vegas, essa instalação é tão graciosa e fina quanto impressionante. Criada pelo artista de Montreal, Pascale Girardin. Texto: divulgação, traduzido por Louise Trevisan. Fotos: Sory Sangaré e Stephany Hildebrand

O Caesars Forum Convention Center está localizado em Las Vegas, Nevada e se estende por 5 hectares a leste da Las Vegas Strip. A arquitetura do edifício com certificação LEED Gold apresenta uma grande extensão de espaço físico.

A KGA Architecture convocou o ateliê de Pascale Girardin, conhecido internacionalmente por suas contribuições criativas para a indústria hoteleira, a fim de criar uma série de obras de arte para o saguão do centro de convenções, que atinge uma altura de 35 pés.

Em resposta à marca única do local, a árvore de louro – símbolo da imortalidade – rapidamente afirmou seu poder evocativo na mente dos artistas. Com a luz natural proporcionada por uma abundância de janelas, dois móbiles gigantes se exibem originais e delicados, lembrando o Laurus nobilis (verdadeiro louro), cuja folhagem perene é valorizada e apreciada desde a Roma Antiga.

Além de trazer movimento, flexibilidade, graça e leveza à estrutura arquitetônica linear com a qual a obra de arte interage, as criações do artista e designer de Montreal introduzem a sensibilidade gestual das formas orgânicas. Os vários elementos, que flutuam graciosamente em elevação, criam um padrão tridimensional que confere uma dimensão poética ao espaço.

Acima e ao lado, imagens do saguão e sua nova instalação, por Sory Sangaré.

Daphnee é complementado por três murais, reunindo centenas de elementos que interagem entre si em uma composição naturalística. Eles lembram a lenda de como a ninfa Daphne (do grego Δάφνη, que significa “louro”) foi transformada em um arbusto para impedir a atenção de Apolo.

Para este projeto, o alumínio, um material maleável, foi uma escolha natural. Tal como acontece com a cerâmica, este meio se adapta bem à prensagem e permite a expressão de uma variedade de formas. Mais de mil folhas adornadas com toques de folha de ouro foram fabricadas e montadas em Montreal antes de serem transportadas para o destino final.

“É a soma de todos os detalhes que juntos levam à criação de um espaço fora do tempo”, lembra Pascale.

Além da componente artística, o projeto possui um conjunto elaborado de especificações. Uma equipe de especialistas com profundo conhecimento técnico trabalhou nos bastidores das instalações, que eram regidas por rígidos padrões de transporte, exportação, suspensão e manutenção.

Ficha Técnica


Conclusão: março de 2020 (a produção e instalação da obra de arte levou aproximadamente 9 meses para ser concluída)

Local: Caesars Forum Conference Center, Las Vegas, NV, EUA

Existem 1290 elementos na escultura

Materiais: Alumínio com pintura eletrostática, algumas peças apresentam folheado a ouro 24 quilates

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 26 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752