No novo layout, os arquitetos Eloy e Felipe Fichberg trazem soluções para aspectos práticos, funcionais e emocionais. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Ricardo Abreu
Fundada em 2016 sob o comando de Eloy e Felipe Fichberg, a Trees Arquitetura oferece uma ampla gama de serviços, acreditando no caráter igualmente desafiador de projetos de variados tamanhos. O escritório procura unir a juventude com uma visão contemporânea do mercado.
Nesse projeto não poderia ser diferente. O apartamento de aproximadamente 90m2, começou a se mostrar descompassado com o contexto da moradora, que passou a desejar um novo lar. Pensando que a sintonia entre morador e lar é essencial para se viver bem e melhor, o escritório propôs uma repaginação dos ambientes.
“Como ela mora só, nossa solução foi repaginar, em um primeiro momento, os ambientes sociais e os quartos do apartamento para mudar a perspectiva de vivência e, também, para ela receber os filhos e amigos com espaços agradáveis, que mostrem um pouco de quem ela é” contam os arquitetos Eloy e Felipe Fichberg.

A repaginação englobou 4 principais ambientes do apartamento: Living, sala de TV, home office e quarto principal. De forma geral, as alterações proporcionaram contribuições para uma vida mais eficiente e produtiva da moradora.
Ao entrar na residência, a moradora se depara com um novo living de revestimentos claros ladeado por quadros artísticos. O ambiente com piso de porcelanato e laje aparente destaca as obras de arte ao passo que resulta em um efeito mais rústico e natural. O espaço é iluminado preponderantemente por luz natural, que pode ser regulada com uma cortina que vai do chão ao teto. Por fim, o mobiliário, que engloba o sofá vermelho e peças de marcenaria, quebram com a seriedade desse espaço de convívio e adicionam um toque de elegância ao projeto.


Na sala de televisão a arte e as peças de madeira se fazem presentes novamente, responsáveis pela expressão do ambiente. O painel da televisão, feito de madeira cumaru, preenche toda a parede. A nova organização do ambiente proporciona o armazenamento da maior parte dos objetos para aproveitar o uso da televisão de forma aconchegante. Ainda neste ambiente, os quadros apresentam grande destaque, de forma que evocam uma atmosfera mais natural.

Além dos ambientes de convívio, o quarto de hóspedes foi reformulado para receber o espaço de trabalho da moradora sem perder todo o dormitório. A marcenaria bem elaborada oferece um ambiente com proposta multifuncional, oferecendo uma bancada de trabalho, cama de solteiro e guarda roupa.

