Um apartamento construído em um sótão traz uma Caixa Preta que concentra parte do programa. Texto: Linka. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos:Tomáš Slavík .
Este é o sótão de uma casa geminada dos anos 1930 em Praga Libeň. Um apartamento foi construído neste lugar na década de 1990. Mas havia muitos quartos, mais do que o cliente precisava, de qualquer maneira. A alegria de abrir o sótão se perdeu na desordem. A tarefa era encontrá-lo novamente.
A altura é uma qualidade essencial em qualquer sótão. Com isso em mente, a sala de estar foi aberta para criar um espaço de pé-direito duplo acentuado por uma estante alta em uma das paredes. No centro do apartamento, um novo núcleo foi inserido: uma caixa de madeira preta para esconder uma pequena casa de banho, as escadas e a passarela do segundo nível, permitindo ainda que a luz do dia penetre profundamente no hall de entrada. Assim o layout foi simplificado sem recorrer a alterações estruturais.
A sala de estar da cozinha em plano aberto está localizada na parte inferior do apartamento de dois andares. Uma tela de projeção suspensa é instalada entre dois postes estruturais no meio da sala de plano aberto. A cozinha com ilha possui espaço de armazenamento adicional escondido na caixa preta. O segundo nível é mais privado. A passarela de madeira preta acima da sala de estar conecta o quarto a um segundo banheiro. Um terraço na cobertura pode ser acessado a partir do quarto através de uma janela francesa.
A paleta de materiais é reduzida a verniz tratado a óleo para a caixa preta, piso de verniz de carvalho e mosaico para bancadas de cozinha, backsplash e superfícies de banheiro. Tons de branco são usados para o resto do mobiliário e pintura de parede branca. Os elementos de treliça do telhado expostos e as colunas de aço na sala de estar são deixados à mostra. A iluminação linear simples na cozinha ressalta o caráter bruto e a geometria do espaço, criando uma justaposição com os dois lustres de vidro elegantes na sala de estar de plano aberto.
O cliente experimentou algumas mudanças em sua vida pessoal durante a fase final da construção e pediu redução de custos. Em um esforço para economizar, foram feitas algumas alterações de detalhamento que não afetariam todo o projeto. No final, foi possivel manter o arrojado conceito arquitetônico original.
Desenhos Técnicos
Ficha Técnica
Estúdio: Komon architekti
Autor: Martin Gaberle
Coautor: Bořek Peška, Lucie Roubalová, Jana Drtinová
Localização: Praga 8 – Libeň
País do Projeto: Czech Republic
Ano de Conclusão: 2021
Área Urbana: 141 m²
Área Bruta do Piso: 109 m²
Área Útil do Piso: 84 m²
Fotografo: Tomáš Slavík
Colaborador: Zlatý řez