Content

Apartamento da década de 50 ganha layout completamente novo e moderno

Cada vez mais é visto que a escolha de comprar apartamentos antigos e reformá-los vale muito a pena. Com aproximadamente 120m², e inserido em um prédio da década de 50, o apartamento foi totalmente transformado, pela Oficina Conceito Arquitetura, que mudou totalmente o layout do antigo apê adaptando-o à vida moderna. O investimento total se compara com o valor de um apartamento novo na planta, mas sem nenhuma alteração após a entrega da construtora.

Cozinha protagonista, amplitude espacial e organização funcional. Estas foram as diretrizes que nortearam o projeto do Apartamento ER. “O desafio da reforma foi o de intervir em um apartamento da década de 50, onde alguns espaços como vestíbulo, dependência de empregada e acessos de serviço e social separados não faziam parte do programa de necessidades do jovem casal que contratou a construtora”, comenta Maurício Rissinger, o arquiteto responsável pelo projeto.

A estratégia foi a de trazer a cozinha para um ponto central do projeto e, a partir dela, organizar toda a circulação e acessos do apartamento. Maurício explica que para isso se tornar possível, as paredes que delimitavam os antigos espaços do imóvel foram derrubadas, e durante o processo foi perceptível que a estrutura independente de pilares e vigas, assim como o lindo piso de parquet mereciam ser restaurados e deixados à mostra para que a memória destas intervenções ficasse sempre perceptível para quem entrasse ali.

Sendo assim, foi criado um volume central, escuro, que tem destaque no grande espaço social e delimita a transição para a área íntima e para o serviço. O escritório foi posicionado dentro da área íntima e um painel de madeira o separa visualmente do dormitório principal. Assim, o quarto de visitas fica adjacente à área social, criando maior autonomia para os hospedes que ali ficarem.

A materialidade do projeto é totalmente sóbrea. O trabalho foi feito utilizando preto, madeira e concreto, sem muitos detalhes de marcenaria, para que o piso restaurado de parquet e sua composição com o cimento queimado técnico, que preenche o piso onde eram as antigas paredes, ganhasse força. “Fechamos a apresentação do projeto com uma surpresa: o banheiro social. Ali estampamos a grande admiração dos clientes pela arte, neste caso, a arte de rua em forma de grafite”, completa Maurício.


Ficha técnica

Nome do Projeto: Apartamento ER
Autores: Oficina Conceito Arquitetura
Arquiteto Responsável: Maurício Ambrosi Rissinger
Equipe: Maurício Ambrosi Rissinger, Daniel Dagort Billig, Guilherme Nogueira, Tiago Scherer, Yasmin Feijó Jaskulski, Ana Paula Sperinde, Sophia Frantz Do Amaral, Alessandra Mello
Ano de conclusão da obra: 2019
Área total construída (m2): 120m²
Fotografia: Marcelo Donadussi
Website do fotógrafo: mdonadussi.com.br
Outros colaboradores (engenheiros. clientes, consultores, etc):
Execution: RWB Engenharia
Design Cadeiras e Banquetas: Aristeu Pires
Design mesa de jantar: Solka Design
Design mesa de centro: NAE Núcleo de Arquitetura Experimental
Quadro: Mari Castello-Tinta Bordada
Grafite: Celopax – Paxart
Sofá: Zig Zag Móveis
Marcenaria: D’cor Móveis

Materiais utilizados na obra:
Empresa / Produto
1. Protec: Ambience Efeito Concreto
2. Tintas Suvinil
3. Marcenaria: MDF com Lâmina Natural + Melamina Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.