Quinta-Feira, 08 de Junho de 2023

Apartamento antigo se torna refúgio para um casal jovem

Projeto é assinado pela arquiteta Lívia Leite, do escritório Estúdio Maré. Texto: Divulgação | Fotos: Mariana Orsi

Nesse projeto, localizado no bairro do Jardins, na cidade de São Paulo, com 112 m², o cliente buscava uma cozinha ampla, sem excessos com uma bancada que tivesse um bom apoio para cozinhar e uma mesinha para café da manhã e almoços rápidos. 

Como o apartamento é bem antigo, o escritório Estúdio Maré não teve acesso à planta estrutural com o prédio. A ideia inicial era abrir a cozinha para a sala para que o casal pudesse receber e cozinhar para os amigos, mas logo no início da obra, a equipe descobriu que havia um pilar na parede entre a cozinha e sala. 

Por isso, optaram por ampliar o vão da porta e colocar a porta de vidro para integrar os espaços. Escolheram os acabamentos na maioria em tons de cinza, para trazer a ideia minimalista inicial e os metais e serralheria pretos para dar ênfase para a parede de tijolinho azul marinho, que também tem bastante visibilidade para quem está na sala.

O apartamento, super antigo, nunca tinha sido reformado. “Fizemos uma super renovação de tudo desde piso, revestimentos, portas, marcenaria até hidráulica e elétrica. O único item que mantivemos foi o guarda-roupas do home office que foi reformado externamente”, comenta a arquiteta Lívia Leite.

O ponto alto do projeto é o piso de madeira Tauari, em paginação Espinha de Peixe, bem como as portas, em tom cinza chumbo, que dão uma identidade única ao apartamento, além dos revestimentos escolhidos para as áreas molhadas – que o escritório se preocupou que fossem atemporais. Já alguns itens de iluminação decorativa, foram trazidos pelo jovem casal, de uma viagem para Portugal – país que contam com uma relação super especial. 

Banheiros

O lavabo foi construído 100% do zero. O apartamento era super antigo e não tinha lavabo. O escritório criou um espaço a partir da dependência de serviço e acrescentaram pontos de tubulação. Ousada, e a pedido da moradora, a arquiteta optou por pintar as paredes e o teto de verde escuro, deixando o lavabo bem cenográfico.

Cozinha

A ideia era ter um espaço amplo, mas ao mesmo tempo super minimalista nos acabamentos, dando destaque apenas para a parede de tijolinhos azul marinho. A escolha dos revestimentos foi o ponto de partida para todo o projeto. O casal solicitou um ambiente monocromático, mas nem tanto, com isso, Lívia acrescentou o tom azul. 

Home Office

O pedido para esse espaço foi um ambiente versátil, que fosse usado como escritório, mas que pudesse, facilmente, ser aproveitado como um quarto, quando fosse necessário. O Estúdio Maré aproveitou o perímetro para fazer uma grande bancada de trabalho, bem como reformaram o guarda-roupas externamente, e mantiveram a sua estrutura interna original.

Living

No living, destaque para o sofá Cremme.

O ponto de partida desse espaço foi escolher um sofá super confortável que pudesse servir não só para receber amigos, como para assistir filmes e séries, uma das coisas que o casal faz em casa. Por isso, a arquiteta Lívia Leite escolheu o sofá da Cremme – que quando aberto vira um sofá enorme e super confortável. 

Acima, poltrona Butterfly.

Além disso, o sonho da moradora sempre foi ter uma poltrona Butterfly, por isso, durante a obra, a arquiteta passou em frente à um antiquário (Herrero Antiquário) e viu a poltrona na porta, e trouxe para casa do casal, para integrar junto ao sofá a sala. E eles amaram.  

Ao fundo, destaque para as poltronas Luis XV, herança de família.

As poltronas Luis XV são herança de família, foram mantidas, porém passaram por uma pequena reforma, já que o revestimento estava desgastado – elas ficaram lindas, com carinha de móvel antigo mesmo.

Sala de jantar

Para compor a sala de jantar o ponto de partida foi a mesa de centro, redonda.

Integrada à sala de estar, o ponto de partida foi a disposição de uma mesa redonda, que se encaixava melhor no formato quadrado da sala. O foco principal da sala se dá pela parede de tijolinhos branca, que serve como moldura para o ambiente, bem como para quem entra no apartamento.

Quarto casal

O escritório Estúdio Maré optou por valorizar o espaço de closet que criaram em frente à cama. Na área da cama conseguiram instalar uma televisão na parte de trás do guarda-roupas e fizeram um nicho para os equipamentos da televisão.

Ficha técnica

Material/Serviço Empresa Ambiente
Piso de madeira GR Revestimentos Piso do apartamento todo
Cerâmicas e porcelanatos Colormix Revestimentos Banheiros e cozinha
Sofá Cremme Sala de estar
Cadeiras da mesa de jantar Fernando Jaeger Sala de jantar
Buffet Westwing Sala de jantar
Prateleiras e plantas Selvvva Sala de jantar
Poltrona Butterfly Herrero Antiquário Sala de estar
Luminária de piso Ikea Portugal Sala de estar
Marcenaria Marcenaria Fuks Apartamento todo
Mesa Tok&Stok Cozinha
Cadeiras MZ4 Cozinha
Pendente Ikea Portugal Cozinha
Pendente Collector 55 Sala de jantar
Louças e Metais Deca Loja Obra Fácil
Mesas de cabeceira Tok&Stok Quarto do casal
Luminárias de cabeceira Ikea Portugal Quarto do casal

 

Serviço

Para mais informações sobre o Estúdio Maré, acesse www.estudiomare.com.

Compartilhar artigo:

Quinta-Feira, 08 de Junho de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752