Construção em região histórica ganhou amplitude e personalidade para seus 48m²| Texto: Divulgação; Fotos: Eduardo Macarios

O vintage tem seu charme: habitar em um prédio antigo, que leva em sua construção histórias de mais de 20 anos foi a escolha dessa moradora de 60 anos. Seu apartamento de 48 m² está localizado na icônica rua Frei Caneca, que fica distrito da Consolação – conhecido como uma das regiões mais culturais e históricas da cidade. No entanto, as plantas da época apresentavam muitas divisões, o que pode ser um empecilho para dar mais amplitude à pequenas metragens. Pensando nisso, as arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, executaram um reforma completa no espaço, visando proporcionar um ambiente funcional e de personalidade.

O projeto apresenta um conceito minimalista, que abusa da combinação de branco com cimento queimado, garantindo o toque de aconchego com itens em madeira. O primeiro passo para transformar o ambiente foi derrubar algumas paredes. O hall de entrada foi integrado à cozinha por meio de um painel ripado que vai da parede ao teto, proporcionando uma sensação de continuidade. Referência da arquitetura japonesa, descendência da moradora, o elemento quebra a rigidez da cozinha, juntamente com o quadro da Urban Arts Curitiba – que acrescenta um ponto de cor ao espaço.

A mureta que separava a sala de jantar e estar da cozinha também foi abaixo, sendo substituída por uma ilha central com mesa de jantar engastada. Com isso, o ambiente ganhou amplitude e leveza, garantindo bons momentos com conforto e praticidade. Ainda buscando vencer a pouca metragem, as arquitetas transformam a varanda em um pequeno home office, perfeito para o preparo de aulas da professora. A divisão com a sala é feita por uma floreira suspensa, que cria mais espaço de armazenamento e traz o verde da natureza para dentro de casa. 

No quarto de hóspedes, porta de correr foi a solução para ampliar o espaço. Já no quarto principal, foi planejada uma porta pivotante, que cria a ideia de um painel por ir até o teto. Vale o destaque para o trabalho de isolamento acústico, devido ao intenso movimento das ruas que cercam o apartamento. As profissionais utilizaram forro com isolamento de lã de vidro, além de esquadrias em PVC com vidro duplo nas janelas do quartos. Tudo para garantir um ambiente tranquilo e aconchegante à moradora. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.