Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022

Ambientes Dexco vencem Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente CASACOR

Roberto Migotto, Nildo José e Todos Arquitetura são ganhadores nas categorias Melhor Ilha de Bem-Estar e Paisagismo, Melhor Loft ou Casa e Melhor Cozinha Integrada ou Espaço Gourmet. Texto: divulgação (adaptado).

Em premiação inédita promovida pela revista Veja São Paulo e realizada na noite de 08 de setembro, no bar Caracol, na CASACOR São Paulo, nove projetos apresentados na mostra paulistana foram eleitos os melhores ambientes na edição comemorativa de 35 anos. Dentre eles, três foram assinados por nomes de referência na arquitetura para as marcas Deca, Portinari e Duratex.

O júri – formado por Alexandre Sales, Baba Vacaro, Cauê Alves, Guto Requena, Helena Montanarini, Roberto Fialho, Regina Galvão, Paola Carosella e Pedro Dimitrow – elegeu o “Senses Hall Deca” como Melhor Ilha de Bem-Estar ou Paisagismo, o “SerTão Portinari” como Melhor Loft ou Casa e a “Casa Eté Duratex” como Melhor Cozinha Integrada ou Espaço Gourmet.

O Senses Hall Deca, espaço de 560 m² assinado pelo arquiteto Roberto Migotto, traz um refúgio de calmaria na vida urbana. A contemporaneidade e o minimalismo oriental ganharam uma paleta sóbria, presente em louças, metais e acessórios que se misturaram a madeira clara e a leve rusticidade de revestimentos. Destaque para o amplo espelho d´água com adornos suspensos com as novas cubas Slim Deca que trazem a leveza natural em um jardim flutuante. Cilindros revestidos de musgos desidratados ajudam a compor a proposta de acolhimento do espaço. No teto, ripas em Duratex Freijó Puro de diferentes tamanhos e espessuras nos convidam a desfrutar de propostas que expandem os sentidos.

No SerTão Portinari, Nildo José teve como principal inspiração a obra “Cangaceiro”, de Candido Portinari, o maior artista plástico brasileiro. Com a sensibilidade e atenção excepcional aos mínimos detalhes de um projeto marcante, o arquiteto explorou os elementos mais valorizados do sertão, como o céu, a chuva e a fé, para dar vida ao ambiente de 250m². O projeto traz ambientes integrados e fluidos, tendo como conceito principal a brasilidade. Com um olhar para interiores acolhedores, com menos itens e uma estética suave e fluída, é possível encontrar o equilíbrio entre as formas orgânicas e linhas retas.  

Um brise formado pelos bricks Senses Decor contorna todo o ambiente e faz referência ao sistema construtivo da taipa: o uso do barro e da madeira criando paredes. Essa relação cria um efeito inusitado entre a rusticidade do Sertão e a elegância da proposta inovadora na disposição do porcelanato. Ainda valorizando a versatilidade dos porcelanatos da Portinari, a mesa do home office e a bancada da cozinha exploram a grandeza da lastra Gran Metal. O ambiente é composto por living, lounge, cozinha, sala de jantar e suíte master com home office. Na cozinha e área de banho, destaque para louças e metais Deca. No teto e paredes, Nildo usou revestimentos Duratex no padrão Nogueira Venêto, um redesign das clássicas nogueiras italianas, que harmoniza a tradição e o contemporâneo.

Em 150m², a Casa Eté Duratex, da Todos Arquitetura, conta com área social ampla com sala, cozinha, jantar, home office e varanda, além da suíte completa. Ela revela aspectos dos lares genuinamente brasileiros, com elementos arquitetônicos e decorativos que remetem diretamente às casas do interior que temos na memória, com toda a sua informalidade, cores, diversidade e soluções. Ao buscar as referências para os materiais e acabamentos para este projeto, o escritório pensou nos diferentes estilos e personalidades, preocupando-se em criar formas de receber bem quem procurar inspiração para um “infinito particular”. Um pouco da identidade do escritório aparece no encontro inusitado de materiais: quatro painéis revestidos de MDF recentemente lançados pela Duratex – o padrão Riga pelo lado externo; o Azul Astral, da linha Velluto, no quarto; o padrão Trancoso emoldurando o sofá rebaixado; e o Oásis, outro lançamento da Coleção Desperte, que reveste os painéis da cozinha – foram combinados. O reforço chega também por meio dos veios e cores singulares das pedras nacionais, além do revestimento terracota da Cerâmica Portinari para o piso. O resultado nos transporta para o clima vintage dos anos 1960-1970 ainda vivo na nossa memória afetiva.

Outros projetos foram contemplados nas categorias: Suítes; Banheiros Públicos; Ilhas de Bem-Estar e Paisagismo; Espaço Comercial ou Funcional; Melhor Uso de Obras de Arte e Living ou Lounge.  A edição 2022 da CASACOR São Paulo acontece até 11 de setembro, no Conjunto Nacional, com Patrocínio Master Deca, Patrocínio local Duratex e Apoio local Portinari.

Serviço

Para mais informações, acesse o portal da Dexco.

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752