Content

Alunos do Senac desenvolvem projeto para evento de Design, Arquitetura e Paisagismo

Estudantes criaram um projeto arquitetônico para a Semana de Design, Arquitetura e Paisagismo do Senac Lapa Tito

ENTRADA LOUGE Senac Lapa Tito
Imagem: Projeção Senac

Discutindo tendências dos setores e ampliando reflexões sobre as profissões e mercado de trabalho da área arquitetônica, a 4ª edição da Semana de Design, Arquitetura e Paisagismo do Senac Lapa Titoreuniu estudantes e grandes profissionais especializados, que ofereceram aos envolvidos um extenso conteúdo sobre decoração, sustentabilidade, design afetivo, processos criativos e urban jungle. 

Com a participação de digital influencers e youtubers como Lufe Gomes, Patrícia Pomerantzeff e Benedito Abbud, o grande destaque da edição foram os alunos, que pela primeira vez, desenvolveram um projeto completo para evento. “A proposta era trazer o olhar do aluno, um espaço onde ele pudesse mostrar um pouco do que gosta, do que faz, linkado com o que a gente tem de tendência no mercado”, explica Alexandre Ferreira Pedro, docente da área de Arquitetura e Urbanismo do Senac São Paulo e membro do comitê organizador do evento.

Composto por uma entrada colorida, plantas, pedras de mármore, e peças de decoração exclusiva, o projeto contou com a colaboração de empresas como a Via Rosa Moveis de Vime.

Jardim Futurista desenvolvido pelos alunos do Senac com placas de Mármore.
Imagem: Projeção Senac

Luana Gomes Cruz, Coordenadora geral de Arquitetura e Urbanismo, conta que o desenvolvimento da iniciativa durou cerca de um semestre, desde as reuniões iniciais até o resultado. “A cada ano a gente traz uma estratégia e um tema. Esse ano o tema foi designer afetivo e quando nós olhamos para os alunos nas primeiras reuniões em dezembro, começamos […] e sempre nós montamos o evento, os professores montava o espaço, tudo era produzido por eles, então pensamos em convidar os alunos.”

Muitas vezes o grande desafio para os profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho é a criação do seu primeiro portfólio e a cerimônia teve como princípio auxiliar nesse quesito. Através do projeto os alunos puderam vivenciar um processo de aprendizagem e lidar com contratempos. “O Senac tem trabalhado com projeto real, o curso de designer de interiores e paisagismo já são pautados em projetos. Mas quando a gente fala de projeto real em sala de aula, ainda assim é muito próximo do que eles têm como expectativa, como, por exemplo, um projeto residencial e aqui foi um evento”, explica Luana.

Jardim Futurista desenvolvido pelos alunos.
Imagem: Projeção Senac

Contente com o desenvolvimento dos alunos, Alexandre afirma que além do aprendizado, o projeto funcionou como uma vitrine que deixou o centro de edução mais vivo. “A gente está muito orgulhoso porque os alunos trabalharam, fizeram os projetos e participaram da montagem e nosso propósito desde o início, queríamos envolvê-los e criar uma escola mais viva.”

Para  Ulisses Defonso Matano, gerente da unidade Lapa Tito, a criação do projeto e o evento foram um sucesso total. “A gente percebe que as pessoas, com uma proposta como essa, consegue ter acesso a conteúdo de qualidade e a profissionais de qualidade, e isso de certa forma, ajuda no desenvolvimento e na formação”, concluiu o gerente.

Com o resulto da iniciativa, Luana ressalta que as expectativas para a próxima edição são  ótimas. “ O evento foi construído por muitas mãos e o mais legal é que os alunos que estão se formando já estão se disponibilizando para fazer parte da DAP no ano que vem… e não pra ser portfólio, mas sim para realmente fazer parte. Está aí o pertencimento,  eu acho que é a educação transformando, fazendo sentido”, finaliza a profissional.

Categorias:Content, Formação

Marcado como:, , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.